Dicas
2 anos atrás

A importância da vacinação em cães

E assim foi as palavras do doutor Patitucci Médico Veterinário sobre a importância de vacinar os cãezinhos :
Bom Ano a todos os leitores do Jornal Nosso Bairro! Gostaria de iniciar esse ano com uma matéria que pode soar como repetitiva, mas que na pratica do meu dia a dia tem se notado cada vez mais freqüente, a falta de vacina nos nossos animais de estimação tanto em cães como em gatos, por isso volto a frisar junto a vocês que não se esqueçam de vacinar seus animais de estimação.
A vacinação nos cães é muito importante para a prevenção de inúmeras doenças, sendo algumas transmissíveis ao homem (Zoonoses). Ela deve ser feita apenas por um Médico Veterinário, que avaliará se o animal está apto a recebê-la no momento, pois apenas animais saudáveis podem ser vacinados.

vac-pm

Não existe um esquema único ideal de vacinação. Cada profissional deve escolher o esquema mais adequado para o seu paciente.

Em geral, os cães devem ser vacinados a partir de 45 dias de vida, com a vacina múltipla, mais conhecida como V8 ou V10. Essa vacina protege contra cinomose, parvovirose, coronavirose, parainfluenza, adenovirose, hepatite infecciosa e leptospirose canina. Os intervalos entre as vacinações variam entre 21 a 30 dias, e são recomendadas 3 ou 4 doses, dependendo do fator de risco e da região em que o animal vive. Depois disso, o cão deve receber uma dose dessa vacina anualmente.

Além da V8 ou V10, os cães devem ser vacinados contra a raiva, que é uma zoonose. O filhote deve receber a primeira dose a partir de 3 meses de idade, e o reforço é feito anualmente.
Augusto Cesar D. Patitucci
Médico Veterinário

Cotidianum

...

Vamos Bater um Papo?