Franco da Rocha
5 anos atrás

Agentes de trânsito poderão portar arma de fogo.

Agentes de trânsito poderão portar arma de fogo.

Foi criada carreira de agentes de trânsito no sistema de segurança pública, Emenda Constitucional 82. Os agentes serão responsáveis pela segurança nas vias, e não mais somente pela ordenação do trânsito. A ainda precisa ser regulamentada e autoria do deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB).

Diferente dos auditores fiscais de trânsito do DETRAN de alguns estados, esses profissionais não poderiam pedir documentação, fazer blitze e portar arma. Como não tem incentivo não possuírem carreira própria em algumas localidades, então atuam somente como agente por não possuir boa formação.

“Ao abordarem um veículo, o agente não sabe quem vai encontrar, se o condutor é um criminoso ou não”, afirma Antônio Coelho, presidente do Sindicato Intermunicipal dos Agentes de Trânsito da Paraíba. “A arma tem efeito psicológico, pois impõe respeito e certamente diminuirá o nível de desacato”, a possibilidade de portar arma significa segurança para os profissionais.

Coelho relata diversos casos que agentes, ao realizarem investidas e patrulhas, foram intimidados por pessoas que diziam possuir armamento.


Texto de Victor Brandão, Imagem Corporativa.
victor.brandao@imagemcorporativa.com.br

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?