Alimente seu corpo e mente com uma respiração correta

Alimente seu corpo e mente com uma respiração correta
Foto: Matilde Zacchigna / Flickr
Publicado por Jair Godoy no dia 02/02/2015 em Franco da Rocha

A respiração é um mecanismo natural do corpo, compreendendo na inspiração e expiração. Quando da inspiração o ar é levado aos pulmões, onde os alvéolos pulmonares promovem a troca de oxigênio por gás carbônico e este último é eliminado pela expiração. O oxigênio que foi “pego” pelos alvéolos é distribuído para todo o corpo pelo aparelho circulatório, através do sangue, com isso todos os órgãos e células são alimentados.

Muitas pessoas passam a vida, sem respirar corretamente, respiram apenas superficialmente, de forma rápida e curta. Quando estamos ansiosos, resfriados, conversando, ou comendo, não respiramos de forma correta.

Praticar exercícios respiratórios traz a manutenção e a excelência na capacidade pulmonar. Uma boa respiração nos auxilia nos aspectos físicos, psíquicos e emocionais, além de prevenir doenças e reduzir o estresse, a hipertensão, a depressão. Auxilia, também, na redução do peso e promove o rejuvenescimento.

Assim como treinamos nosso corpo, para melhorar o tônus das pernas, braços, glúteos, etc., também podemos treinar e fortalecer nossa musculatura respiratória, proporcionando melhor qualidade de vida. Uma respiração lenta e profunda é a melhor forma de respirar e nos traz alterações significativas, tanto para o corpo como para a mente.

Outros benefícios da respiração executada de forma correta

Viver no passado é estar depressivo… Viver no futuro é estar ansioso… Viver o presente é estar sempre consciente de nossas atitudes, cuidando assim dos nossos pensamentos, sentimentos e emoções que devem ser sempre positivos.

Para uma boa respiração é importante

  1. Escolher um local onde você esteja sentado ou deitado confortavelmente;
  2. Inspirar lentamente (puxe o ar pelo nariz) contar mentalmente até 6;
  3. Prender a respiração, retendo o ar (contar mentalmente até 4);
  4. Expirar lentamente (solte o ar pela boca) contar mentalmente até 6;
  5. Prender a respiração (contar mentalmente até 4);

Repita quantas vezes achar necessário.

Dicas

Você pode fazer as respirações com os olhos fechados, agradecendo tudo que você tem; Você também pode aumentar esse número, basta treinar. A medida em que treinamos, nosso corpo se adapta e nos tornamos excelentes; Se preferir você pode colocar uma música calma e tranquila de fundo.

A respiração de qualidade, bem executada, de forma lenta e profunda, é tão “nutritiva” quanto qualquer outro alimento. Nós podemos ficar vários dias sem nos alimentarmos, mas não conseguimos ficar mais que alguns minutos sem respirar, isto porque sem oxigênio as células morrem.

Para um organismo saudável e equilibrado dependemos do oxigênio que o alimenta, ou seja, uma quantidade inadequada pode gerar desequilíbrios e até mesmo algumas patologias das mais simples como uma dor de cabeça até um câncer. Então treine, acostume seu corpo com exercícios respiratórios. Viva mais, seja mais, respire mais, e tenha mais qualidade de vida!!!!


Por Lucinéia (Lú) Alves de Lima – Jair J. Godoy – Terapeutas Holísticos. Lual Cursos – Franco da Rocha.

Deixe seu comentário:

Jair Godoy

Jair Godoy

Terapeuta Holístico.

Veja mais publicações de Jair Godoy

+ Bem Estar

Tags:, , , , , ,