Franco da Rocha
3 anos atrás

Assentados de Franco da Rocha concluem capacitação em olericultura orgânica

Assentados de Franco da Rocha concluem capacitação em olericultura orgânica

Um grupo de dezesseis agricultores do Assentamento São Roque em Franco da Rocha/SP recebeu capacitação sobre produção orgânica de olerícolas: legumes, verduras, tubérculos, entre outros.

A produção de alimentos orgânicos é caracterizada pela não utilização de agrotóxicos e emprego de técnicas apropriadas à realidade local.

Durante o curso, que iniciou em março e encerrou-se em outubro, os participantes aprenderam sobre preparo do solo, compostagem, produção de mudas, plantio, tratos culturais, controle de pragas e doenças, colheita e beneficiamento, custo de produção e comercialização.

Ao todo foram 136 horas de capacitação, divididas em nove módulos. As aulas foram ministradas pelo engenheiro agrícola e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sandro Ceccon.

O sítio do assentado Nei foi o local escolhido para a implantação da horta, que serviu de laboratório para as aulas práticas. Além da horta, o grupo construiu um viveiro para produção de mudas no local. Alface, rúcula, salsa, cheiro-verde, couve, foram alguns dos produtos colhidos ao final do curso.

A grande maioria dos agricultores do assentamento já trabalhava com técnicas agroecológicas em seus sítios, como a preparação de caldas e utilização de adubação orgânica, por exemplo.

De acordo com o gestor do Núcleo de Empreendedorismo, Agricultura e Abastecimento da prefeitura de Franco da Rocha, Leonardo Tie, o curso veio ao encontro dos anseios dos produtores pois, além de dar bases técnicas à produção, evidenciou que é possível viabilizar todo o processo produtivo, do preparo de solo até a comercialização, com insumos da própria área, diminuindo a dependência externa e aumentando a lucratividade.

A ação é fruto de parceria entre a prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Local e Agricultura; Fundação ITESP, Sindicato Rural de São Paulo, SENAR/SP, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e SEBRAE/SP, instituições que investem no desenvolvimento econômico e social da Agricultura Familiar do Assentamento São Roque.

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?