Vida e Saúde
2 anos atrás

Betacaroteno contribui com o bronzeado da pele

Betacaroteno contribui com o bronzeado da pele

Nutriente auxilia na formação de melanina e proporciona uma cor natural de maneira rápida. O verão já está acabando, mas muita gente quer manter a pele bronzeada durante o ano todo.

A seguir, a nutricionista Flavia Salvitti, do Hospital San Paolo, explica como e quais alimentos ricos em betacaroteno podem nos ajudar.

Durante o verão, muitas pessoas aumentam o consumo de alimentos ricos em betacaroteno. Mamão, cenoura, abóbora, acerola, couve, rúcula, brócolis e espinafre são apenas algumas das opções frequentes na mesa da população no período em que o sol predomina no país. Isso porque o consumo do nutriente contribui com o bronzeado natural da pele.

A nutricionista Flavia Salvitti, do Hospital San Paolo, centro hospitalar localizado na zona norte de São Paulo, explica que o betacaroteno auxilia na formação de melanina, o que ajuda a proteger o corpo dos raios ultravioletas e proporciona uma cor uniforme.

“Esse é um carotenoide, substância com poder antioxidante responsável pela coloração dos alimentos, que se transforma em vitamina A ao ser ingerido no organismo. Essa característica o torna capaz de manter a pele saudável, com mais elasticidade e preparada para ganhar uma cor natural de maneira rápida”, pontua a nutricionista.

No entanto, para que o betacaroteno faça efeito no organismo, o recomendado é que seja consumido de duas a três vezes ao dia, no mínimo sete dias antes da primeira exposição ao sol. “Uma dica importante é que a pessoa também combine o consumo do nutriente com o de alimentos ricos em Ômega 3 (peixes), licopeno (tomate e melancia) e vitamina C (laranja e limão), pois isso facilita a absorção pelo organismo”, ensina Flavia Salvitti.

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?