Caieiras
3 anos atrás

Biografia Gersinho Romero e seu plano de governo para Caieiras continuar crescendo

Biografia Gersinho Romero e seu plano de governo para Caieiras continuar crescendo
Foto: reprodução - modificada em 03/10

Gerson Moreira Romero, o Gersinho Romero, nasceu em 7 de dezembro de 1962 na própria cidade de Caieiras, que há poucos anos havia se emancipado politico administrativamente.

Filho de Helena Moreira Romero e Marcos Ruiz Romero, Gersinho, sempre tendo a família como apoio e incentivo, é casado há 25 anos com Mara Romero e pai de três filhos – Rafael, Erika e Elisa.

Gersinho cresceu ao lado dos três irmãos, Eliel, Maria e Meire. Como toda criança, gostava de brincar com seus amigos e, entre seus passatempos preferidos estavam: jogar futebol, pião e o carrinho de rolimã, época de que guarda muitas recordações boas.

Gersinho foi aluno de duas escolas que fazem parte da História de Caieiras: na então Escola Estadual Joaquim Osório de Azevedo, fez o Ensino Fundamental e, na Escola Estadual Walther Weiszflog, cursou o Ensino Médio.

Foto: Gerson Romero
Foto: Gerson Romero

Sempre batalhador, a vida de Gerson é marcada por muita garra, grandes desafios, muito aprendizado e um sonho: se tornar um empresário de sucesso. Sua história é a mesma de muitos jovens empreendedores de sua época e de hoje: começou a trabalhar cedo, aos 14 anos, para ajudar os pais. Um ano depois, foi contratado como ajudante de limpeza numa empresa de embalagens de papelão, na qual ficou por um ano e meio.

Acreditando que os estudos são fundamentais para o crescimento pessoal e profissional, pensamento que carrega até hoje, Gersinho entrou no Senai, onde fez os cursos de ajustador mecânico, ferramentaria e desenho mecânico. Nesse mesmo período, foi aprovado num teste e trabalhou como ajustador numa fábrica de brinquedos.

Pouco depois, seu sonho começava a se tornar realidade: com todas as suas economias, comprou uma fábrica de velas, mas percebendo novas oportunidades de negócios mais promissoras, Gersinho Romero partiu para outro ramo e começou a trabalhar com funilaria e pintura e, posteriormente, surgiu a chance de novamente tentar o sucesso como empresário: em sociedade com uma de suas irmãs, abriu uma padaria na Rua São José, em Caieiras e, em paralelo, montou o primeiro mercado no Jardim Esperança, na esquina das Ruas Goiás e Minas Gerais.

Foto: Gerson Romero
Foto: Gerson Romero

Na mesma época, comprou um caminhão que fazia frete e comercializava farinha de trigo para as padarias da região. Profissional multivalente, diante de novas possibilidades, Gersinho mudou drasticamente de ramo de atuação: alugou uma fazenda na cidade de Januária (MG), comprou algumas cabeças de gado e passou a produzir carvão vegetal. “Essa luta durou um ano e meio e me fez voltar para Caieiras sem economias, mas ainda com muita força de vontade e desejo de vencer na vida e virar um empresário de sucesso”, conta Gersinho.

Mais uma vez, Gersinho optou por mudar de ramo e se lançar num novo desafio: assim que voltou de Minas Gerais, deu início a uma plantação de batatas no Jardim Morro Grande. Toda a produção era vendida de casa em casa na carroceria de um caminhão. “Foi um tempo de muito trabalho e muito aprendizado. A colheita nos ensina que cada coisa tem seu tempo e que no final, toda a espera vale a pena”, lembra.

Foto: Gerson Romero
Foto: Gerson Romero

Após encerrar o negócio de venda de batatas, Gersinho continuou lutando pela realização de seu sonho e, junto a sua então namorada e hoje esposa, Mara, conseguiu comprar uma fábrica de plástico que na época, ainda em 1987, ficava numa casa na Rua João Dártora. Pouco depois, a empresa mudou para a Rua Geni Góes de Moraes, no Serpa.

O negócio começou a prosperar e Gersinho conseguiu tempo para aprimorar seus conhecimentos administrativos e gerenciar melhor a empresa. “Durante quatro anos, trabalhamos de segunda a segunda, sem parar. Assim que vimos que conseguimos colocar a empresa numa situação confortável, voltei aos estudos para me atualizar. Treze anos depois de a termos comprado, a empresa já estava numa situação bastante estável; então, passei a responsabilidade para a minha esposa me candidatei a vereador”, recorda Gersinho. Vida política

O sonho de fazer algo a mais para melhorar a qualidade de vida das famílias de Caieiras e a própria cidade, que ainda tinha uma infraestrutura muito precária, foi o que levou Gersinho a encarar um desafio totalmente novo: a política.

Em 2000, Gersinho se candidatou a vereador pela primeira vez, sendo um dos mais votados e, logo ao entrar na política, encontrou certa dificuldade em interpretar as leis e, sempre tendo em mente desempenhar um bom papel no Poder Legislativo, representando bem os anseios do povo caieirense, iniciou o curso de Direito na Universidade Paulista, onde se formou bacharel.

Foto: Gerson Romero
Foto: Gerson Romero

Nas eleições de 2004, candidatou-se novamente a vereador e foi, mais uma vez, um dos mais votados. Em 2007, assumiu a vice-presidência da Câmara Municipal, onde também ocupou a presidência da Comissão da Indústria, tendo contribuído para o desenvolvimento desse setor, ao criar mecanismos para que novas empresas se instalassem no município, gerando mais emprego e renda para o caieirense.

“Caieiras cresceu em torno da indústria de papel e celulose e, com o tempo, empresas de outros segmentos viram todo o potencial da cidade, que está localizada num ponto estratégico, e aqui escolheram se instalar, também por conta das ações de incentivo à economia local sugeridas pela Comissão, após levar em consideração e também ouvir as demandas dos empresários caieirenses”, explica.

Na Câmara Municipal, foi autor e coautor de importantes projetos, como a Lei nº. 4157/08, que trata da doação de uma muda de árvore a cada criança nascida no município. “Com essa Lei, além de colaborar para a preservação do verde, característica tão marcante em nossa cidade, também incentivamos o cuidado dos caieirenses para com a natureza”, diz Gersinho.

Foto: Gerson Romero
Foto: Gerson Romero

Após adquirir experiência no Legislativo, Gersinho aceitou o desafio de ser vice-prefeito, ao lado de um parceiro de vida política: Dr. Roberto Hamamoto, com quem formou a chapa vencedora nas eleições de 2008 e 2012, numa das disputas mais acirradas da história de Caieiras, derrotando, nas duas ocasiões, uma velha e ultrapassada oligarquia. Durante toda sua vida política e especialmente nos últimos oito anos, como vice-prefeito e secretário de obras da cidade, Gersinho esteve a frente de várias conquistas em prol da população caieirense e de toda a região. Entre elas, está um sonho antigo do povo caieirense: a construção do viaduto sobre a estação ferroviária, que ajudou a desafogar o trânsito, possibilitando mais fluidez no tráfego de veículos tanto no sentido capital-interior quanto no interior-capital.

Também tendo Gersinho como vice-prefeito, a população caieirense viu a cidade receber as primeiras unidades do Poupatempo e do DetranSP em toda a região, a agência do INSS, a Escola Técnica Estadual (ETEC), o Centro Dia do Idoso, e cinco Núcleos Educacionais de Caieiras (NECs), um dos projetos mais inovadores na área de educação já colocados em prática em Caieiras, substituindo as precárias “escolas de madeira” por modernas escolas, com amplas salas de aula, biblioteca, brinquedoteca, salas de informática e de artes e laboratório de ciências.

Foto: Gerson Romero
Foto: Gerson Romero

Gersinho também buscou a criação e o fortalecimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, que atualmente, atende cerca de 50 mil pessoas por ano realizando captação de vagas e encaminhamentos para processos seletivos, seguro-desemprego, e, através de parcerias com o Sebrae o Senai, cursos, palestras e oficinas de capacitação profissional, fomentando o empreendedorismo no município e o crescimento da economia local, uma de suas principais bandeiras, assim como a mobilidade urbana, tema pelo qual ele tem solicitado, junto ao Governo do Estado, por um acesso da Estrada Velha de Campinas até as Rodovias Anhanguera ou Bandeirantes.

Conheça o plano de governo de Gersinho Romero: Plano de Governo Gersinho Romero

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?