Boato no Whattsapp sobre toque de recolher é falso, segundo comandante da GCM

Boato no Whattsapp sobre toque de recolher é falso, segundo comandante da GCM
Publicado por Bianca Ludymila Peres no dia 18/08/2015 em Franco da Rocha

Nesta terça-feira (18), um suposto “toque de recolher” assustou a população de Caieiras e região. O Franco Notícias foi conversar com o Rodrigo Nery Santiago, comandante da GCM de Caieiras, sobre o assunto.

“Esclareço e reafirmo que não houve na data de ontem (17/08/2015) nenhuma ocorrência que denotasse a possibilidade de evento do tipo “toque de recolher”, por parte de qualquer organização criminosa, como da mesma forma não existe também na data de hoje”, disse Rodrigo Nery.

Ainda segundo o comandante, o que houve foi um certo temor de professores e diretores da rede estadual, motivado por um áudio divulgado via Whattsapp, de um suposto membro de organização criminosa avisando de ataques promoveria, e mencionando as cidades de nossa região. Pois bem, para quem é da área de segurança pública percebe-se com facilidade que se trata de áudio gravado provavelmente por alguém, não pertencente ao mundo do crime, face ao linguajar utilizado, e que claramente tentava causar pânico, por motivo ignorado, mas que infelizmente é rotina das polícias conviverem com trotes desse gênero.

As equipes da GCM, assim como das polícias civil e militar têm a obrigação e prudência de se manter alertas sempre, e com atenção redobrada em momentos de incerteza como da semana atual, face aos homicídios ocorridos em cidades como Osasco e Barueri, mas nunca trabalham baseados nesse tipo de vídeo ou áudio que circulam noite e dia pelas redes sociais.

Ademais, em caso de eventuais ataques, os alvos são em tese as unidades policiais, e não as escolas. Desta forma a GCM na data de ontem atuou de forma a percorrer as Escolas Estaduais tranquilizando os Professores e alunos, bem como para garantir a segurança de todos, e de fato nada ocorreu.

“Não podemos aqui afirmar que nunca mais acontecerão ataques como os registrados anos atrás, mas com certeza podemos dizer que não há nenhum indício no momento que nos leve a acreditar que algo está sendo planejado em nossa região”, finalizou o comandante Rodrigo Nery.

Franco da Rocha

“Não recebi nada a respeito, apenas ouço pessoas comentando sobre mensagens que circulam pelo WhatsApp”, disse o comandante da Guarda Civil de Franco da Rocha Alceu Martinho.

Deixe seu comentário:

+ Franco da Rocha

Tags:, , , , , , ,