Câmara municipal de Franco da Rocha elege nova Mesa Diretora para o biênio 15 – 16

Publicado por Redação Franco Notícias no dia 07/10/2014 em Franco da Rocha

A tarde/noite de 30 de setembro certamente já se inseriu na história da política franco-rochense e muito provavelmente em nível regional. Foi nela que os membros da Mesa Diretora que presidirá a Câmara Municipal no biênio 2015 – 2016 foram eleitos. E foi no mesmo dia que um grupo formado por cinco vereadores, liderados pelo candidato da situação, George Santos (PT), simplesmente abandonou o pleito sob alegação de irregularidades no trâmite processual. Embasados no Regimento Interno, os seis vereadores reassumiram seus postos, abriram a sessão e elegeram os membros da chapa “Do povo para o povo”, encabeçada pelo vereador Toninho Lopes (PSD).

Câmara municipal de Franco da Rocha elege nova Mesa Diretora para o biênio 15 – 16 (foto: divulgação / Imprensa Camara Franco da Rocha)

Câmara municipal de Franco da Rocha elege nova Mesa Diretora para o biênio 15 – 16 (foto: divulgação / Imprensa Camara Franco da Rocha)

Na verdade, a eleição só não tinha ocorrido antes porque ambos os lados não tinham o chamado “sexto voto”, ou seja, aquele que decidiria o pleito, tanto que tão logo conseguiram, o processo foi deflagrado. A situação só não contava com uma ousada tacada de última hora, quando o grupo opositor à base governista conseguiu juntar um voto, inclusive desfalcando o lado adversário e pedindo a abertura do pleito.

Regimental, o documento foi prontamente aceito pelo presidente, Valdir da Sta.Casa (PTB) e endossado pela secretária da Mesa, a vereadora Neiva Hernandez (PV). Com isso, o edital 012/2014 foi publicado e a eleição convocada obedecendo as 24h de antecedência do pleito.

Com a Câmara Municipal superlotada de munícipes, a sessão foi aberta e transcorria normalmente até que surgiu um Requerimento apresentado pelo vereador Eric Valini (PT), questionando não ser de bom senso tampouco legal realizar a eleição em uma sessão extraordinária. O expediente gerou um bate-boca entre os lados, envolvendo o corpo Jurídico da Casa, líderes partidários e demais vereadores. O povo intercalava vaias e elogios. O clima ficou tenso. Dedos subiram, em riste, de ambos os lados.

A sessão foi suspensa. Depois retomada e o presidente anunciou que suspenderia definitivamente os trabalhos por tempo indeterminado para análise do documento que ingressou de última hora. Detalhe: por se tratar de um Requerimento, teria obrigatória e regimentalmente de ser apreciado e votado pelo plenário. O presidente ignorou essa parte. Como os vereadores do grupo optaram em deixar os adversários plantados no plenário sem notícias, o Regimento Interno novamente virou arma na mão da oposição que sem titubeios, retomou a sessão e deu andamento à pauta.

ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA

Em conformidade com o parágrafo 2º do artigo 17 do Regimento Interno, na ausência do presidente, vice-presidente, secretário e segundo secretário, havia a necessidade de compor-se uma nova Mesa para dirigir os trabalhos. O regimento determina que na ausência desses, o vereador mais antigo ocupe a presidência. O vereador Toprê (PSB) presidiu os trabalhos, leu o ofício que revelou a formação de um bloco partidário, compondo a chapa “Do povo para o povo”.

Dessa forma, foram eleitos para compor a presidência da Câmara Municipal de Franco da Rocha, no biênio 2015 – 2016 os seguintes vereadores: Toninho Lopes/PSD (presidente); Júnior do Sindicato/PT (vice-presidente); Pablo Cunha/PTB (secretário) e Hugo Faria/PSDB (2° secretário). A posse acontece em 1 de janeiro de 2015.

Deixe seu comentário:

+ Franco da Rocha

Tags:, , , , , , ,