Caminhões de gás da Ultragaz recolhem óleo de cozinha usado em residências pelo Brasil

Caminhões de gás da Ultragaz recolhem óleo de cozinha usado em residências pelo Brasil
Publicado por Bianca Ludymila Peres no dia 26/05/2015 em Negócios

Mais de 120 mil litros de óleo de cozinha usado já foram coletados desde 2014 pelo projeto “Junte Óleo, Ultragaz Coleta, Soya Recicla”, fruto de uma parceria entre a Ultragaz, Bunge e Instituto Triângulo. A campanha já está estabelecida em cidades como Fortaleza e Caucaia (CE), Ourinhos, Ribeirão Preto, Bauru e região, além da Grande São Paulo.

A cada dois litros de óleo de cozinha usados e entregues nos caminhões da Ultragaz que circulam pelas ruas de diversas cidades do Brasil, o cidadão recebe duas barras de sabão biodegradável produzidas com parte do que é coletado. O restante é transformado em biodiesel. “Participar dessa iniciativa vem ao encontro do nosso objetivo de atuar de maneira cada vez mais sustentável. Nossa marca está presente em mais de 11 milhões de domicílios espalhados por todo o Brasil, por isso buscamos aproveitar nossa força de vendas e a capacidade de disseminar informação educativa por meio de nossos revendedores para promover ações que tragam benefícios sociais e ambientais”, afirma Daniela Gentil, Gerente de Sustentabilidade da Companhia Ultragaz.

Os veículos habilitados para coletar as doações estão equipados com faixas informativas sobre o projeto. Os vendedores entregam para os consumidores da Ultragaz folheto explicativo com todos os detalhes da parceria, além de um funil plástico para facilitar a coleta do óleo. Tudo que é arrecadado é encaminhado ao Instituto Triângulo que fica responsável pela produção do sabão e do biodiesel, um combustível renovável e com significativa redução de emissões. “O óleo de cozinha usado é um resíduo que não deve ser descartado. Além do sabão, com 90% de biodegradabilidade, o biodiesel produzido a partir do óleo de cozinha usado é uma iniciativa sustentável, um combustível de energia renovável que reduz as emissões de gases que contribuem para o aquecimento global”, detalha Eduardo Maki – Presidente do Instituto Triângulo.

“Nosso objetivo é sensibilizar continuamente a população, principalmente a dona de casa que utiliza óleo de cozinha. Esclarecer sobre a importância da reciclagem, evitando o descarte e consequente impacto negativo do óleo usado na rede de esgoto. Com a coleta porta a porta, facilitamos o descarte adequado do óleo e envolvemos diretamente as pessoas em seus lares, o que facilita a participação na ação. É uma forma de exercermos a responsabilidade socioambiental, e também de promovermos a autossustentabilidade da iniciativa, que precisa de altos volumes para se manter viável. Assim, temos potencial para replicá-la em outros locais, e essa é mais uma expansão que estamos fazendo no momento” diz Michel Santos, gerente de Sustentabilidade da Bunge Brasil.

No site do Instituto Triângulo é possível conhecer mais pontos de coleta e todas as localidades que participam da Campanha “Junte Óleo, Ultragaz Coleta, Soya Recicla”. www.triangulo.org.br

Esta campanha faz parte do programa Soya Recicla, que é realizado desde 2006 pela marca de óleo Soya e o Instituto Triângulo e já conta com uma rede de mais de 1900 pontos de coleta voluntária (PEVs) iniciada em São Paulo e no ABC paulista. O Soya Recicla é o nome do programa de reciclagem da Bunge, que atua com diferentes projetos em 5 estados do país não apenas com reciclagem do óleo de cozinha, mas também no suporte à cooperativas de reciclagem de embalagens.

Deixe seu comentário:

+ Cotidiano

Tags:, , ,