Diversão
2 anos atrás

Cemitério Primaveras é palco de apresentação de Diogo Granato

Cemitério Primaveras é palco de apresentação de Diogo Granato

A confluência de linguagens artísticas marcará a celebração da noite de 01/11 do Grupo Primaveras: o premiado criador e intérprete Diogo Granato, com o grupo Silenciosas + GTAime e através do Fomento À Dança de São Paulo, traz a adaptação do conto “Nada e a nossa condição”, de Guimarães Rosa. Trata-se de um improviso cênico que, com uma mistura de dança, circo, teatro e parkour (arte de deslocar-se e ocupar os espaços com velocidade e estética, utilizando apenas o corpo), cria sensações das imagens poéticas do conto.

Vencedor do prêmio de melhor intérprete de 2006, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, Diogo Granato é diretor do Silenciosas e tem traduzido os contos de Guimarães Rosa do livro “Primeiras Estórias” para as artes cênicas. “Acho demais fazer em lugar com árvores e grama”, diz o artista sobre transportar o espetáculo para o Primaveras. “Vejo o cemitério como um lugar bonito, de homenagem. Você quer ir para relembrar, traçar memória”.

Sobre a adaptação

A narrativa de Guimarães Rosa centra-se no personagem Tio Man’Antônio e na sua relação com as lembranças e com a perda após a morte de sua esposa. “É uma história sobre o luto como agente de transformação”, afirma Diogo Granato. “É sobre a memória da sua mulher e como ele trabalha em uma memória boa dos dois, o amor entre eles”.
Assim, o espetáculo dialoga com o tema da noite, “Caixa de Memórias”, à medida que fala, com sensibilidade, do adeus e das recordações. “O objetivo é criar um espaço propício para a expressão dos sentimentos dos convidados”, diz Gisela Adissi, Gestora Administrativa do Grupo Primaveras. Missa, audiovisual e música também vão homenagear os entes queridos e acolher os participantes na noite véspera de Finados no Cemitério Primaveras 1, em Guarulhos.

Finados noturno no Primaveras

O Primaveras prepara a noite especial na véspera de Finados desde 2007, sempre com um tema diferente, e é referência nacional nesta celebração, atraindo cerca de 40 mil visitantes em cada edição entre a noite de 01/11 e o dia 02/11.

Programação Noite 01/11 – “Caixa de Memórias”

19h30 – Missa campal
20h15 – Espetáculo – Adaptação do conto “Nada e a nossa condição”, de Guimarães Rosa, com o grupo Silenciosas, direção Diogo Granato
21h15 – Encerramento

Local: Cemitério Primaveras 1, Av. Otávio Braga de Mesquita, 3.535, Guarulhos
Tel. (11) 2404-8900
Evento gratuito e aberto ao público
www.primaveras.com.br

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?