Franco da Rocha
2 anos atrás

Com contrato do apartamento em seu nome, Joice Fernandes se sente mais valorizada

Com contrato do apartamento em seu nome, Joice Fernandes se sente mais valorizada

Joice Débora Fernandes é dona de casa e tem 37 anos de idade. Sorteada no programa Minha Casa Minha Vida, ela cuida do lar, das filhas Giovana de 09 anos e da Júlia de 10, além de apoiar o marido Givelt no trabalho como carreteiro de parques de diversão.

Moradora do bloco H no condomínio Lublin, que faz parte do Residencial Polônia, Joice tem o contrato do apartamento em seu nome, um dos diferenciais do programa, que no caso da pessoa ser casada o contrato não é assinado no nome do marido, mas sim no da esposa.

Sobre esse assunto do contrato, Débora destacou seu sentimento. “De uma certa forma, me sinto com mais segurança e importante por ter o contrato em meu nome”.

Ainda sobre o apartamento, ela comemorou a conquista de ter o seu espaço. “A gente tem uma certa independência, posso dizer que isso aqui é meu. É uma sensação bem diferente do que vivia antes”.

Nova vida

Antes, a vida com a família era na casa do sogro, de favor, mas a moradora do Jardim Bandeirantes ficou no aguardo do apartamento do Minha Casa Minha Vida na lista de suplência e, após uns 15 dias, recebeu uma ligação da Diretoria de Habitação, que informava sobre a conquista da casa própria. “Ninguém acreditava, mas na hora das reuniões para tratar sobre o apartamento e assinatura do contrato que a ficha foi caindo. Para nossa família foi um presente enorme”, contou.

Além de cuidar das crianças, quando consegue um tempo livre, Débora faz artesanatos em casa, costura e borda. “Estamos sempre na correria. É criança que tem que ser levada para a escola, organizar a vida, as contas para serem pagas. Não é fácil, às vezes cansa, mas é bom”.

Reconhecimento do trabalho da dona de casa

No lar de Joice, o marido ainda é o responsável por trazer o dinheiro, por meio do trabalho como carreteiro, o que faz com que Givelt fique um tempo longe de casa. Porém, ela conta que quando o marido está presente não tem moleza. “Ele chega até ficar um mês fora, mas quando está em casa é muita parceria, me ajuda bastante”.

Por conta do tempo longe de casa, Givelt deixa tudo nas mãos da mulher em quem confia. “Quem resolve todas as minhas coisas em casa é ela. Só saio para ganhar o dinheiro e trazer para casa. Quem paga as contas é ela”.

Sobre o relacionamento, o marido rasgou elogios à esposa e falou sobre a importância do caminhar juntos. “Eu com ela somos parceiros, quando tem que brigar, briga, quando tem que conversar, conversamos, quando tem que chorar, choramos juntos. Somos um alicerce, se um cair o outro cai junto. Temos que seguir firmes como uma rocha, sempre, pela família”.

Dia a dia

Giovana, a filha caçula, ama estar no parquinho, porém, antes da brincadeira, tem algumas responsabilidades em casa, ajudando a mãe. A mais velha, Júlia, já fez novos amigos no condomínio, mas gosta também de passar um tempo juntinha da mãe, na frente da TV.

A mulher, por Joice Fernandes!

Próximo da data de comemoração do Dia Internacional da Mulher, a guerreira Joice acredita que a aceitação da mulher em algumas funções na sociedade está melhorando. “Estamos ocupando espaço e não deixamos de ser mulher em nenhum momento por causa disso, temos também o lado sensível e de se cuidar. As mulheres têm muita força e a questão hoje é a busca pela igualdade. Creio que o preconceito diminuiu na sociedade e espero que continue diminuindo”, finalizou a dona de casa.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?