Franco da Rocha
2 anos atrás

Com um gole de esperança, o Grupo de Alcoólicos Anônimos de Franco da Rocha vem salvando vidas e famílias

Com um gole de esperança, o Grupo de Alcoólicos Anônimos de Franco da Rocha vem salvando vidas e famílias

“Foi necessário apenas um gole pra mudar minha vida, considerei aquilo uma válvula de escape para meus estresses após me tornar o homem de casa, responsável por uma família depois de casar aos 23 anos. Em apenas dois anos já me encontrava no fundo do poço, não quis auxílio de ninguém e passei nessa situação por 12 anos”, relatou João O. S; de 64 anos, morador do Parque Vitória e membro do Grupo de Alcoólicos Anônimos (AA) de Franco da Rocha.

O problema que atingiu João, segundo dados do Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil, mostram que o alcoolismo atinge também aproximadamente 5,8 milhões de pessoas no país. Após escutar o apelo feito pela esposa, João procurou ajuda e achou refúgio no AA do bairro da Lapa em 1987. Meses depois ingressou no grupo de Franco da Rocha.

“Eu passei a viver depois que conheci os Alcoólicos Anônimos. Antes disso eu vegetava. Hoje, se estou aqui falando é por conta da irmandade do grupo e por eles acreditarem em mim. Só de eu acordar de manhã, encarar o dia sem álcool e abrir minha janela vendo que tenho tudo para viver já é uma vitória.”, disse João, após estar há 30 anos sem o álcool.

A sede dos Alcoólicos Anônimos de Franco da Rocha foi fundada no dia 20 de outubro de 1988 e atualmente conta com mais de 40 membros. Lá eles se tratam como irmãos e quando se referem ao espaço, chamam de “irmandade”, com o objetivo de se ligarem para um fim comum e com a ajuda mútua unindo-os pelo mesmo sentimento, vencer o álcool. Ao contrário do que muitos pensam, a doença não atinge somente homens, mas as mulheres e pessoas de todas as classes sociais.

Antônio S. A. de 65 anos e morador do Jardim Progresso, também é membro e um dos organizadores do grupo AA de Franco da Rocha. Ele falou sobre a importância do grupo para o município. “Em todos os lugares existem pessoas nessa situação e em Franco da Rocha não é diferente. Todo esse trabalho visa ajudar as famílias, que na maioria dos casos se destabilizam juntas com os dependentes.”

Para quem necessita de ajuda ou conhece alguém que precisa vencer o alcoolismo, basta entrar em contato pelos números: 3315-9333 / 3315-0040 ou comparecer na sede do Grupo de Alcoólicos Anônimos de Franco da Rocha localizada na rua Basílio Fazzi – 142, centro.

(Texto: Jorge Henrique Ramos – Arte: Dalmir Junior)

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?