Conheça o Protocolo de Tratamento de Emergência das Queimaduras publicado pelo Conselho Federal de Medicina – CFM

Conheça o Protocolo de Tratamento de Emergência das Queimaduras publicado pelo Conselho Federal de Medicina – CFM
Publicado por Bianca Ludymila Peres no dia 05/11/2016 em Dicas

TRATAMENTO DE EMERGÊNCIA DAS QUEIMADURAS

Tratamento Imediato de Emergência  Interromper o processo de queimadura. Remover roupas, jóias, anéis, piercing, próteses.  Cobrir as lesões com tecido limpo.

Tratamento da Dor: Uso da via Intravenosa.

Medidas Gerais e Tratamento da Ferida:
Posicionamento: cabeceira elevada; pescoço em hiperextensão; membros superiores elevados e abduzidos, se lesão em pilares axilares. Limpeza da ferida com água e sabão neutro. Usar antimicrobiano tópico (Sulfadiazina de Prata 1%). Curativo exposto na face, períneo; e oclusivo em quatro camadas nas demais partes do corpo. Não usar antibiótico sistêmico profilático em queimaduras. Não usar corticosteróides. Queimaduras circunferenciais em tórax podem necessitar escarotomia para melhorar expansão.

Infecção da Área Queimada:

Mudança da coloração da lesão. Edema de bordas das feridas. Aprofundamento das lesões. Mudança do odor. Separação rápida da escara, escara úmida. Coloração hemorrágica sob a escara. Celulite ao redor da lesão. Vasculite no interior da lesão (pontos vermelhos). Aumento ou modificação da queixa dolorosa.

Critérios de transferência para Unidade de Tratamento de Queimaduras

A transferência do paciente deve ser solicitada à UTQ de referência, após a estabilização hemodinâmica e medidas iniciais. Enviar sempre relatório contendo todas as informações colhidas, anotações de condutas e exames realizados. Pacientes graves somente deverão ser transferidos acompanhados de médico em ambulância UTI, com possibilidade de assistência ventilatória. Transporte aéreo para pacientes com trauma, pneumotórax ou alterações pulmonares deve ser realizado com extremo cuidado pelo risco de expansão de gases e piora clínica. As UTQs de referência sempre têm profissional habilitado para dar orientações sobre tratamento completo das vítimas de queimaduras.

Foto: Divulgação/Conselho Federal de Medicina - CFM

Foto: Divulgação/Conselho Federal de Medicina – CFM

Veja o conteúdo completo aqui, no portal cfm.

Deixe seu comentário:

+ Bem Estar

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,