Crescem dívidas no cartão de crédito: veja como não cair nessa cilada

Crescem dívidas no cartão de crédito: veja como não cair nessa cilada
Foto: Ciaran McGuiggan / Flickr
Publicado por Redação Franco Notícias no dia 25/02/2015 em Economia e Finanças

Os dados assustam, no ano passado o endividamento no rotativo do cartão de crédito cresceu 17%, com um valor acumulado de R$ 29,8 bilhões. A inadimplência relacionada a ferramenta atingiu 40% em dezembro. O maior problema é que segundo dados da Anefac, a taxa de juros nessa modalidade estava em 258% ao ano no fim de 2014.

Sendo assim, fica a pergunta: o cartão de crédito é um vilão ou um aliado das finanças da família? É necessário entender que não é esse o pensamento que se deve ter. O cartão é uma ferramenta segura de compra, que pode trazer vantagens, se bem utilizada, como milhagens e alguns dias para pagar uma compra. No entanto, se mal utilizada, pode causa sérios danos à saúde financeira, tornando-se num círculo vicioso.

Então, o real problema está na ausência de educação financeira. Para que se possa ter uma utilização responsável e consciente, preparei algumas orientações:


Por Reinaldo Domingos, educador e terapeuta financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira, Abefin e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira, dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira, entre outras obras.

Deixe seu comentário:

+ Cotidiano

Tags:, , , ,