Franco da Rocha
2 anos atrás

Cuidado na hora de instalar a antena de televisão externa

Cuidado na hora de instalar a antena de televisão externa

A transmissão do sinal analógico de televisão começará a ser desativado, de maneira gradativa, a partir do dia 29 de março.

Para poder continuar assistindo aos canais abertos da tevê brasileira, será necessário a instalação de uma antena externa. Porém, alguns cuidados para realizar esse procedimento precisa ser tomados, para evitar os riscos de choques elétricos e outros acidentes durante o processo.

A Elektro (empresa responsável pelo abastecimento elétrico de Franco da Rocha e região) procurou uma especialista em segurança, que ressalta que todo cuidado é pouco na hora de instalar a nova antena. “Os acidentes acontecem por que as pessoas não se preocupam em observar a posição da rede elétrica, se está próxima ou não”, explica Rosylani Santos.

Segundo a Elektro, o correto a se fazer é solicitar o serviço de um técnico especialista na área, já que ele está habituado com ações preventivas de segurança, o que diminui as chances de acidentes.

A empresa também destaca algumas recomendações de segurança:

– A antena deve ser instalada longe da rede elétrica, respeitando a distância mínima de segurança de três metros da rede (quanto mais longe, melhor). Também certifique-se que mesmo em caso de queda, o equipamento não vai tocar ou se aproximar dos fios elétricos;

– Não utilizar materiais flexíveis na instalação (bambus e canos de PVC, ferro ou alumínio), existe o risco de perder o equilíbrio durante o processo de instalação e ocorrer uma queda ou toque sobre a rede elétrica;

– Não utilize o cano da caixa de medição de consumo de energia elétrica (o “padrão”) como base de fixação, porque há risco de choque elétrico.

– Em dias de chuvas, ventos ou relâmpagos, não tente fazer a instalação, pois é maior o risco de quedas e choques;

– Não encoste, nem aproxime objetos na rede elétrica, isso pode gerar acidentes, inclusive fatais, já que as tensões de operações variam entre 127 e 13.800 volts.

– Utilização de equipamentos de segurança adequados para o procedimento.

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?