Dia das Bruxas, Halloween e Gatos Pretos!

Publicado por Bianca Ludymila Peres no dia 31/10/2014 em Curiosidades

Curiosidade: a lanterna vegetal chamada de Jack-o’-lantern, em Portugal chama-se Coca e no Brasil existe um personagem de folclore chamado Cuca, que inclusive aparece no Sítio do Pica-Pau Amarelo obra de Monteiro Lobato. Em Portugal, a Abóbora do Dia das Bruxas é uma tradição ancestral.

Halloween_capa (fotos: Vec's world -  CC BY-NC 2.0 /  Eyesplash - let's feel the heat - CC BY-NC-ND 2.0 )

Halloween_capa (fotos: Vec’s world – CC BY-NC 2.0 / Eyesplash – let’s feel the heat – CC BY-NC-ND 2.0 )

Coca: papão; abóbora vazia (ou panela) com buracos representativos dos olhos e da boca com uma luz dentro, para causar medo de noite.

Para quem ainda não sabe… A celebração do 31 de Outubro, dizem que em virtude da sua origem como festa dos druidas, ultimamente é promovida por diversos grupos neo pagãos, que realizam a celebração do final do verão e entrada no outono. Hollywood fornece vários filmes, entre os quais se destaca a série Halloween, na qual a violência plástica e os assassinatos acabam por criar no espectador um estado de angústia e ansiedade. Muitos desses filmes, apesar de restrições de exibição, acabam sendo vistos por crianças, gerando nelas o medo e uma ideia distorcida da realidade.

E Zumbis também fazem parte dessa alegoria, na série The Walking Dead essas sensações também vem a tona com uma produção mais madura.

Quanto aos bichanos? A relação com as Trevas começou no século XI, por relatos insistentes de aparições de gatos pretos em locais povoados por Bruxas. Dai começou a surgir a superstição de que os gatos de cor preta davam azar. Acreditava-se que os felinos, devido a seus hábitos noturnos, tinham relações com seres do mau e, se o gato era da cor preta, era considerado diabólico, uma vez que essa cor era associada às trevas e à magia negra. Assim, na cultura medieval, os gatos pretos tornaram-se intrínsecos à mítica figura das feiticeiras.

É importante dizer que no fim das contas, não existe ligação dessa festa com o mal. Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a realidade pagã.

O que se deve fazer é entrar na festa e se divertir com doçuras e travessuras!

Halloween (foto: jacilluch / CC BY-NC-ND 2.0)

Halloween (foto: jacilluch / CC BY-NC-ND 2.0)

Halloween (foto: Great Grandpa & Grandma T. / CC BY-NC-ND 2.0)

Halloween (foto: Great Grandpa & Grandma T. / CC BY-NC-ND 2.0)

Halloween (foto: Pedro J. Ferreira / CC BY-NC-ND 2.0)

Halloween (foto: Pedro J. Ferreira / CC BY-NC-ND 2.0)

Deixe seu comentário:

+ Animais

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,