Dia especial ao Tênis de Mesa em Franco

Dia especial ao Tênis de Mesa em Franco
Publicado por Alan Correa no dia 13/06/2017 em Franco da Rocha

O ginásio de Esportes Paulo Rogério Seixas, palco conhecido por sediar jogos empolgantes de futsal, basquete, handebol e voleibol, sediou no domingo (11), um esporte olímpico que volta a ser desenvolvido em Franco da Rocha: o Tênis de Mesa.

O espaço foi tomado por mais de 100 atletas que se inscreveram no 1º Festival de Tênis de Mesa, realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do município. O ginásio contou com a presença de competidores de cidades vizinhas, como Francisco Morato, Caieiras, Mairiporã, Itatiba, São Paulo, entre outras.

Veja fotos do evento

A abertura do evento ficou por conta das alunas da professora Daniele de Oliveira, onde foi apresentado um número de Jazz ao público. Ao final da dança, chegou a hora de iniciar a competição e um a um, os mesatenistas eram chamados para uma das dez mesas disponíveis no ginásio para o Festival.

O torneio foi realizado em quatro categorias diferentes, onde no ato da inscrição, o atleta dizia em qual modalidade gostaria de disputar. Entre elas estavam o nível Avançado, Intermediário, Iniciante e Escolares.

Secretária Adjunta de Esporte e Lazer, Silmara Ciampone falou um pouco a respeito da modalidade na cidade e o Festival. “O tênis de mesa é uma modalidade olímpica e quando nós assumimos a Secretaria não tinha o esporte aqui. Como esporte olímpico ele faz parte do hall de modalidades que difundimos e ampliamos a oferta para a população. Hoje nós temos 28 modalidades esportivas na Secretaria e o tênis de mesa é uma delas e tem muitos adeptos. Fazer um festival como esse ajuda a difundir ainda mais o tênis de mesa na cidade, faz um intercâmbio com a região e mostra também a preocupação da Secretaria de não seguir a monocultura de esportes mais populares”, afirmou.

A secretária ainda elogiou o professor Filipe, que “faz um trabalho extraordinário e é um apaixonado pela modalidade” e que no próximo ano a ideia é ampliar ainda mais, com novos professores, o tênis de mesa em Franco da Rocha.

Os jogos

O Festival de Tênis de Mesa contou com partidas, por vezes rápidas, outras nem tanto, e muitas extremamente disputadas, principalmente a partir da semifinal de cada categoria, com placares extremamente apertados e sets sendo definidos na última bola do jogo, atraindo bastante a atenção do público no Paulo Rogério.

Após dezenas de partidas e algumas horas de torneio, os finalistas começaram a aparecer. Na categoria Avançada, ao término de suas partidas, na quarta colocação Rodrigo Luiz, em terceiro, Everton Melo, Bruno Petine no segundo lugar e como grande campeão, Alan Alves.

Já na categoria Intermediária, o quarto colocado foi o atleta Alexandre Lima, em terceiro Matheus Polidoro, em segundo Elton Pereira e em primeiríssimo lugar, Diego Morgado.

Dando sequência, na categoria Iniciantes, em quarto lugar ficou o mesatenista Rogério Martins, em terceiro Victor Pereira, Vagner Nunes em segundo lugar e com o título Lucas Paula.

Finalizando os vencedores, na categoria Escolares, Kaik Chiconi ficou em quarto, Nicolas Ramos em terceiro, Breno Tavares na segunda colocação e o mesatenista Gustavo Barbosa com o título.

Campeão da modalidade Avançada, Alan Alves Meira (31), falou um pouco sobre a sua experiência no município. “É a primeira vez que eu participo de um torneio aqui em Franco da Rocha e o nível encontrado aqui hoje está bem legal, principalmente na categoria Aqui está muito bom. A gente já é considerado vovô perto dos meninos e a estamos conseguindo competir com eles. A nova geração está vindo com força. Por ser um primeiro torneio está muito bom”, afirmou.

Para participar do Festival, foi pedido para cada atleta levar um quilo de alimento não perecível, como inscrição. O total arrecadado vai ser revertido para o Fundo Social de Solidariedade de Franco da Rocha.

(Texto e foto: Thiago Lins)

Deixe seu comentário:

+ Franco da Rocha

Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,