Dicas para a correta limpeza do motor

Dicas para a correta limpeza do motor
Publicado por Redação Franco Notícias no dia 20/02/2015 em Automóveis

Com o aumento da vida útil, a manutenção dos motores requer cuidados importantes, como a limpeza dos componentes. Saiba quais os procedimentos corretos para cada peça.

No decorrer dos anos, a evolução dos motores se tornou também perceptível em relação à sua durabilidade. De alguns anos para cá, os motores tiveram aumento em sua vida útil (em quilômetros) de até 60%. Para tanto, foram necessárias ações relacionadas à introdução de gerenciamento eletrônico, desenvolvimento de componentes periféricos mais eficientes, adequação dos fluidos presentes nos motores, assim como evolução também dos componentes internos.

Para garantir o bom funcionamento deste conjunto, é necessário seguir as recomendações fornecidas pela montadora do veiculo no que diz respeito à manutenção.

Com o aumento da vida útil destes motores, durante sua reparação durante o processo de reparação e montagem do conjunto, são necessários alguns cuidados especiais em relação à limpeza de seus componentes, como por exemplo:

Para a remoção desta “crosta” são necessários alguns cuidados como:

A consequência de não adotar estes cuidados são: a “crosta” existente nas galerias será amolecida e não diluída. Quando o motor começa a funcionar, o óleo lubrificante, ao passar pelas galerias, faz com que as “crostas” se soltem e contaminem o óleo lubrificante. Na sequência do fluxo de óleo, as partículas contaminantes agora presentes no óleo, serão depositadas em componentes fusíveis, como bronzinas de mancal, de biela, buchas e também ficam depositadas na parte superior do motor. Estas partículas que impregnaram estes componentes fusíveis podem causar danos irreversíveis e comprometer sua vida útil e a do motor.


*Fonte: Roberto Canassa Júnior, engenheiro mecânico, instrutor e consultor técnico do Conarem (Conselho Nacional de Retíficas de Motores).

Deixe seu comentário:

+ Automóveis

Tags:, , , , , , , ,