Doação de sangue: entre nessa ideia

Doação de sangue: entre nessa ideia
Publicado por Bianca Ludymila Peres no dia 27/06/2017 em Franco da Rocha

Na área da Saúde, cada mês do ano é focado em ações voltadas para um determinado tema, como por exemplo, o Outubro Rosa, com atividades direcionadas à prevenção ao Câncer de Mama, entre outras. Atualmente estamos vivendo o Junho Vermelho, onde é evidenciada a importância da doação de sangue.

Em Franco da Rocha, por vezes, a UPA 24 horas, recebe os sangues de doação por meio do Banco de Sangue de Caieiras, pertencente ao governo do Estado de São Paulo. Porém, para que a fonte não esgote, os munícipes que queiram contribuir fazendo a doação, podem procurar alguns dos postos de referência que repassam as bolsas de sangue para o município.

Secretária de Saúde do município, Lorena Rodrigues de Oliveira fala sobre a importância da ação. “Precisamos compreender e estar conscientes de que a doação de sangue não é apenas um ato de solidariedade, mas também um ato de responsabilidade com o próximo. Não existe outro substituto para o sangue humano. Não existem outras alternativas para os casos em que a transfusão de sangue se faz necessária, portanto, somente nossa consciência pode salvar vidas”, explicou.

Ao todo, são cinco endereços que a doação é enviada para o Banco de Sangue de Caieiras. Quem quiser visitar uma das unidades, todas elas em São Paulo, e ajudar “doando vida” basta procurar o local mais próximo, na lista abaixo.

Posto Mandaqui

Rua Voluntários da Pátria, 4227, Mandaqui, São Paulo

Atendimento de segunda a sexta, das 08h às 16h30;

Posto Barueri

Rua Angela Mirella, 354 Térreo, Jardim Barueri, Barueri

Atendimento de segunda a sexta, das 08h às 16h;

Posto Regional de Osasco

Rua Ari Barroso, 355, Presidente Altino, Osasco

Atendimento de segunda a sexta, das 08h às 16h30h e sábado das 08h às 16h;

Posto Dante Pazzanese

Avenida Dr. Dante Pazzanese, 500, Ibirapuera, São Paulo

Atendimento de segunda a sexta, das 08h às 16h30 e sábados (segundo e quarto do mês), das 08h às 16h;

Posto Clínicas

Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar, Cerqueira César, São Paulo

Atendimento de segunda a sexta, das 07h às 18h, aos sábados, feriados e emendas das 08h às 17h e domingos (primeiro e terceiro do mês), das 08h às 13h.

O que é o Junho Vermelho?

A iniciativa surgiu em 2011, pelo Movimento “Eu Dou Sangue”, sendo realizado somente no estado de São Paulo, no entanto, com o passar dos anos, o Junho Vermelho se espalhou pelo Brasil e tem como principal objetivo conscientizar os cidadãos sobre a importância de se doar sangue. Em junho também, no dia 14, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Para se ter uma noção da força da campanha, em junho de 2016, houve um aumento de 30% na doação de sangue, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

(Texto: Thiago Lins – Arte: Dalmir Junior)

Deixe seu comentário:

+ Franco da Rocha

Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,