Cotidiano
3 anos atrás

Educação: Ferramenta de transformação

Educação: Ferramenta de transformação
Bahai.us / Flickr

Quantos de nós realmente acreditamos no poder de transformação que há na educação? O quanto incentivamos e somos incentivados a aprender e entendemos que este é um caminho que pode mudar o percurso de muitas vidas?

A educação tem o poder de criar oportunidades e realizar sonhos, assim como a ausência dela também destrói os sonhos de realização de meninos e meninas em nosso país e em outros também.

É possível perceber que em muitos países, estudar tornou-se uma arma contra sistemas radicados na ignorância e que tem por ideologia aprisionar as mentes daqueles que pensam e sonham com um futuro brilhante.

Mas também podemos falar da nossa nação, onde garantir um educação de qualidade custa caro, será que podemos imaginar que um dia nossas gerações futuras terão direito de aprendizado que lhes capacitaram competir com o mercado de países considerados desenvolvidos, sem que tenham de desembolçar rios de dinheiro.

O quanto temos nos preocupados em aprender e nos desenvolver de modo sermos atuantes e exemplos vivos aos que estão ao nosso redor, demonstrando excelência ao praticar aquilo que aprendemos, seja em nossas casas, em nosso trabalho, em nossa nação.

Muitos profissionais tem buscado asilo em outros países de modo a afugentar de suas vidas a crise e vergonha política e econômica que vivemos, como se dissessem não temos nada a ver com este povo, mas e se ao invés de partirem decidissem ficar e compartilhar de seus conhecimentos a fim de auxiliar na superação da nossa auto estima como povo, como pátria e acima de tudo como uma família que somos. Afinal, juntos e unidos somos mais fortes e melhores.

Acredito veemente que o ato de mandarmos nossas crianças a escola a fim de cumprir um protocolo estatutário não basta, se pensarmos que estamos formando indivíduos para uma sociedade competitiva e globalizada. Enquanto não houver uma preocupação diária de pais, professores e governantes em formar uma geração bem informada e com valores educacionais embutidos em suas mentes e corações, não haverá mudança na sociedade brasileira, assim como em alguns outros países também.

A responsabilidade de ensinar deve ser provida de amor, pois este é um sentimento que toca a vida das pessoas e faz brotar o seu melhor.

Tanto pais ou tutores, como professores e mestres, como governantes e governados tem o seu papel a desempenhar como um embaixador daquilo que lhe foi delegado, porém a educação é o principal delas, ou será impossível a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Quero encorajar você ser um atuante na sua família, na sua empresa, ou onde houver a oportunidade de compartilhar o bem mais precioso que é o conhecimento e a sabedoria, pois isto não há como apagar da mente de quem se dedica a aprender.

Este é um desafio que precisa ser enfrentado e vencido se quisermos formar uma nova nação, com menos desigualdade, intolerância, corrupção e violência, afinal privar uma criança de aprender também é uma forma de violência.

Que sejamos capaz de deixar uma nova herança aos que ainda virão, a fim de mostrar que é possível vencer através da educação.

Um abraço!

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?