Franco da Rocha
2 anos atrás

Em congresso estadual, Franco da Rocha fica entre os 10 melhores e conquista prêmio na área da saúde

Em congresso estadual, Franco da Rocha fica entre os 10 melhores e conquista prêmio na área da saúde

Franco da Rocha participou do 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS) e conquistou o 7º Prêmio David Capistrano, por conta do trabalho de Implantação de Estratégia de Saúde no Sistema Prisional desenvolvido no município.

Esse evento foi realizado entre os dias 22, 23 e 24 de março, em Santos e contou com a presença de aproximadamente 20 membros da equipe de saúde que foi integrada por secretários, diretores, gestores e gerentes, responsáveis por apresentar trabalhos desenvolvidos em Franco da Rocha, na 14ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, que faz parte do congresso.

Esse prêmio representa o reconhecimento do mérito dos autores envolvidos (Diego Bacarini, Leticia Rocha, e Carolina Santiago) e é um incentivo às experiências transformadoras na gestão municipal do SUS. Sendo assim, o projeto vencedor tem por objetivo melhorar a assistência à saúde da população privada de liberdade no município de Franco da Rocha realizando o controle adequado dos agravos de notificação compulsória e proporcionando dignidade e tratamento humanizado.

Durante o evento, foi entregue uma revista que mostrava os premiados no ano anterior, onde Franco da Rocha também esteve presente e conquistou o prêmio pelo trabalho apresentado: Estabelecendo Fluxo de Atendimento no Ambulatório de Infectologia à População Privada de Liberdade no Município. Sendo assim, esse é o segundo ano consecutivo que a saúde de Franco da Rocha é reconhecida em todo o estado de São Paulo.

Reconhecimento do trabalho

A Secretária de Saúde de Franco da Rocha, Lorena Rodrigues, falou sobre o trabalho de toda a equipe que levou ao sucesso. “Ficamos imensamente felizes em ver o reconhecido do nosso projeto na Mostra de Experiências Exitosas, que aconteceu no importante Congresso do COSEMS (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde). Foram inscritos mais de 360 trabalhos e apenas 10 foram premiados com Prêmio David Capistrano”.

Lorena também ressaltou a importância do prêmio recebido pelo município e destacou algumas parcerias. “Que esse prêmio possa nos inspirar a realizar mais a cada dia e que possa também inspirar outros projetos pelo país. Agradecemos pela parceira com Instituto Acqua, a todos os profissionais envolvidos, a SAP (Secretária de Administração Penitenciária), a equipe da Secretaria de Saúde de Franco da Rocha, em especial aos profissionais que se dedicaram a relatar as nossas experiências”.

Importância da premiação

Também presente no evento, a Diretora de Atenção Básica no município, Alessandra Miranda, comemorou a premiação recebida pelo trabalho desenvolvido. “Essa premiação é importante por ser um indicador da qualidade dos nossos serviços prestados à população”.

Segundo Alessandra, o projeto foi implantado em 2015 nos presídios, a partir de uma demanda do município, pois os atendimentos à população privada de liberdade na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) eram em números elevados e, por causas que seriam resolvidas pela atenção básica. “Os privados de liberdade eram trazidos até a UPA por falta de atendimento em atenção básica na unidade prisional. Atualmente temos nossas equipes completas nos presídios compostas por enfermeiros, médicos, auxiliares de enfermagem e dentistas, diminuindo os atendimentos na UPA e reduzindo a fila de espera”.

Confira no item anexos, à esquerda, o projeto vencedor na íntegra

Além do trabalho premiado, a equipe de saúde apresentou no congresso outros projetos desenvolvidos:

-Gestão em saúde e a utilização de evidências científicas para a tomada de decisão

-Programa de Atenção à Mãe Franco-Rochense

-Implantação da Estratégia Saúde da Família em uma UBS Tradicional no bairro do Parque Lanel

-Implantação de um programa de educação ambiental em uma Unidade de Estratégia Saúde da Família no bairro do Lago Azul

-Ampliando a percepção dos Agentes Comunitários de Saúde: fortalecimento das práticas de vigilância ambiental com enfoque na prevenção de doenças.

-Ampliando as redes de ações: Programa Bolsa Família e a capacitação dos profissionais das UBS como instrumento de resolutividade e eficiência.

(Texto: Ewerton Geniseli – Foto: Equipe saúde)

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?