ESCOLA DA CIDADE CRIA PROGRAMA PORTAS ABERTAS PARA VESTIBULANDOS, COM ATIVIDADES GRATUITAS

ESCOLA DA CIDADE CRIA PROGRAMA PORTAS ABERTAS PARA VESTIBULANDOS, COM ATIVIDADES GRATUITAS
Publicado por Bianca Ludymila Peres no dia 30/08/2017 em Educação

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo criou o programa Portas Abertas, que contempla uma série de atividades destinadas aos vestibulandos interessados em ingressar em um curso de Arquitetura e Urbanismo.

O programa tem o objetivo de propiciar aos vestibulandos a oportunidade de vivenciar a faculdade, experimentando a sua estrutura e interagindo com professores e estudantes. O encontro do dia 12 de setembro é o primeiro de uma série programada até o final do ano, e contará com, uma apresentação da Escola da Cidade, com o arquiteto e coordenador Alvaro Puntoni, seguido de uma aula de Desenho Coletivo, com o professor e artista plástico, Paulo von Poser. O acesso é gratuito e as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail portasabertas@escoladacidade.edu.br.

Alvaro Puntoni (São Paulo, 1965) é formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (1987), com mestrado (1999) e doutorado (2005) pela mesma Instituição. Professor de Projeto desde 1990, atualmente leciona na FAUUSP (desde 2002) e na Escola da Cidade (desde 2002) da qual é sócio-fundador, atual coordenador do Conselho Pedagógico e, juntamente com o arquiteto Fernando Viégas, coordenador do curso de pós-graduação ‘Geografia, Cidade e Arquitetura’. Professor convidado no Curso de pós-graduação da FAU-Mackenzie e do Taller Sudamerica da FADU-UBA. Formou o escritório Arquitetura Paulista, com Angelo Bucci e Alvaro Razuk (1987-1992). Com Angelo Bucci trabalhou ainda de 1992 até 1996 e depois de 2002 até 2004, no SPBR Arquitetos. Desde 2004 participa do GRUPO SP.

Paulo von Poser (São Paulo, SP, 1960) é artista plástico, arquiteto, desenhista, ceramista, ilustrador e professor. Formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU-USP, em 1982, dedica-se também a cerâmica e ilustração, seus trabalhos integram inúmeras coleções privadas e acervos de museus como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo, MASP, Museu da Casa Brasileira, MCB e Museu de Arte Contemporânea, MAC. Desde 2007 von Poser leciona na Escola da Cidade.

Escola da Cidade

Escola da Cidade

Processo Seletivo

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo está com inscrições abertas para o Curso do Processo Seletivo 2018. As inscrições começaram no dia 7 de agosto e se estendem até 4 de dezembro. As provas acontecerão entre os dias 5 e 7 de dezembro.

O Processo Seletivo da Escola da Cidade se diferencia por combinar uma série de aulas, exercícios e entrevistas aos interessados. A combinação tem como objetivo avaliar, por meio da escrita e do desenho, a capacidade do candidato de analisar, sintetizar e construir raciocínio, avaliando o potencial do futuro estudante de forma a despertar suas potencialidades. Os candidatos assistem a uma aula e, na sequência, realizam entrevista ou exercício sobre o tema exposto. Estes exercícios avaliam conhecimentos gerais e habilidades específicas.

Estão previstas quatro aulas a serem realizadas em três dias: (1) História, para a compreensão da história das cidades como caminho de entendimento das civilizações; (2) Arquitetura e Sociedade, que oferecerá um panorama sintético da arquitetura, como uma forma específica do conhecimento humano e sua relação com a cultura geral. Esta aula é seguida de entrevista com o candidato; (3) Representação Arquitetônica, que consiste na apresentação de elementos com o intuito de despertar a capacidade sensível e consciente para perceber, raciocinar e atribuir significados às relações de determinado contexto, e (4) Tecnologia, que visa a apresentação das formas para a compreensão das estruturas arquitetônicas.

Desde 2010, o curso adota uma matriz curricular de seis anos, para ampliação das disciplinas e a inclusão de novos conteúdos, além de intercâmbio e estágio dirigidos. A Escola entende que se tornou fundamental para qualidade de sua formação acadêmica a inclusão de novos conteúdos e a ampliação das disciplinas em todas as matrizes de seu currículo. Este novo desenho da matriz curricular provoca também uma valorização das atividades de pesquisa e prática.

Para se inscrever, acesse www.escoladacidade.edu.br/processoseletivo.

Deixe seu comentário:

+ Educação