Franco da Rocha
2 anos atrás

Esportes Mentais invadem Franco da Rocha

Esportes Mentais invadem Franco da Rocha

O Centro Cultural Newton Gomes de Sá, foi o palco do primeiro Festival de Xadrez e Damas de Franco da Rocha, realizado durante todo o domingo (09). O local contou com aproximadamente 50 competidores.

O torneio ainda contou com a participação especial da atleta da Seleção Brasileira Olímpica de Xadrez, Thauane de Medeiros, que veio prestigiar o Festival e também bater um papo com os jogadores e contar um pouco de sua trajetória e divulgar o seu livro “Xadrez”.

A Competição

O Festival de Xadrez e Damas foi dividido nas categorias iniciantes (como o nome já diz, feito para quem está começando no esporte) e também a especial que foi destinada para jogadores com experiência e que já participaram de competições oficiais ou que tenham o rating – pontuação oficial do atleta nas federações.

O torneio foi realizado em cinco rodadas, cada uma delas durando 30 minutos. Cada vitória rendeu um ponto ao competidor e o empate meio ponto. Ao final das cinco rodadas o atleta com a maior pontuação em sua categoria conquistou o título.

No Xadrez – Categoria Especial – o título ficou com Maicon Prantes, seguido por Guilherme Savezzi e Márcia Bispo em terceiro. Já no Xadrez – Categoria Iniciante – o primeiro lugar ficou com Aiman Mohamede, o vice-campeonato com Katllen Oliveira e Wilgner Castro em terceiro.

Já nas Damas – Categoria Especial – o primeiro lugar ficou com Elias Silva, seguido por Jefferson Santos e Ricardo Silva em terceiro. Damas – Categoria Iniciante – o título ficou com Jairo Abreu, seguido por Marcos Souza e Ederson Croti, na terceira posição.

Vencedor do torneio especial de xadrez, Maicon Prantes, veio de Curitiba para participar da competição e aprovou a iniciativa. “A minha namorada mora em São Paulo, ela soube do evento e a gente veio aqui prestigiar. Esse tipo de ação é imprescindível, se não tem torneio não tem divulgação. As pessoas gostam da emoção desses torneios, de fazer novos amigos. Ter torneio é essencial, seja com premiação ou sem premiação, o importante é reunir as pessoas para o bem da prática do esporte”, afirmou.

Como premiação, os primeiros e segundos colocados do Festival de Xadrez e Damas levaram para casa trofeus e certificado de participação. O restante dos competidores foram premiados com medalhas de participação e o certificado.

(Texto e foto: Thiago Lins)

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?