Educação
2 anos atrás

Ética pra que?

Ética pra que?

Um momento critico, um momento em que todos tem uma opinião formada, tem uma visão sobre o que está sendo as situações de corrupções e a política de forma geral, uma palavra que é muito usada é a Ética:

Que é um grande ramo do pensamento, que entrou no vocabulário do cotidiano, ética não é um saber acabado, uma tabela pronta, pode ou não pode. Ética nada mais é que a liberdade de escolha, a liberdade de fazer aquilo que podemos e aquilo que é aceito pela sociedade.

Porém, o que vemos a cada dia é que esse conceito surge com noticiários de ações que atingem a ÉTICA e a MORAL. Não podemos aqui deixar de mencionar que a atitude humana não pode e não deve ser regrada ou cortar a liberdade de fazer a sociedade que queremos. Somos seres que analisamos as condutas de todos com padrão que nos mesmo decidimos que seria o ideal. Um grande pensamento que devemos analisar para julgar uma conduta é como diria um grande Filosofo Mario Sergio Cortella “ Não nascemos Prontos!”.

Não podemos julgar sem saber de fato o que levou a conduta, já diria os Cristãos em um livro de São Paulo Apostolo: Se não puderes dizer como fez, não o faça! Tiramos a conclusão que nem tudo é uma questão de como é a liberdade, e o que é justo para todos.

Professor Tiago Barros
Professor Tiago Barros

Mas, não vamos aqui debater o que é justo e sim, o que é ético, e prefiro usar uma regra sensacional para verificar se estamos tendo uma conduta ética na sociedade ou não. São três palavras que nos fazem saber tal conduta: Quero/Devo/Posso, Tem coisas que eu quero, mais não devo, tem coisas que devo, mais não posso, tem que coisas que eu posso, mais eu não quero. Uma regra que poderá analisar suas condutas. Ética está acima de tudo, dentro de sua liberdade e o que acredita ser o certo.

Por: Professor Tiago Barros

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?