Franco da Rocha deverá ter grande caixa d’água na vila Santista funcionando em breve

Publicado por Redação Franco Notícias no dia 09/02/2015 em Franco da Rocha

Uma enorme caixa d’água com capacidade de armazenar 5 milhões de litros deverá ser construída em Franco da Rocha. O presidente da Câmara Municipal, vereador Toninho Lopes (PSD), enviou Ofício à presidência da Sabesp, ao Governo do Estado (secretaria de Recursos Hídricos) e ao ministério das Cidades, pedindo que sejam aceleradas as obras de conclusão do novo reservatório de vila Santista, em Franco da Rocha.

De acordo com a própria Sabesp, a enorme caixa d’água terá capacidade de armazenar 5 milhões de litros.

“E acredito que em meio a crise que estamos vivendo, será uma das saídas para minimizar o sofrimento da população”, avalia o vereador.

Segundo o site do Toninho Lopes, o problema é que o Governo do Estado está com as obras atrasadas. No início do ano passado, a Sabesp divulgou um documento chamado Relatório de Sustentabilidade 2013, prevendo que 21 desses equipamentos entrariam em operação, “gradativamente”, ao longo de 2014. A companhia informa que apenas sete unidades foram concluídas e entregues às cidades de Diadema, São Bernardo, Itapecerica da Serra e capital que ganhou quatro unidades.

O Governo do Estado sustenta que até o mês que vem, outros oito reservatórios serão entregues, contudo não anuncia em quais localidades. Oficialmente, o reservatório de Franco da Rocha está previsto para ser entregue no dia 30 de julho, a um custo de R$ 10.707.485,77.

“Sei que essa obra recebe incremento financeiro do ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e FGTS através do PAC 2. Domingo, 1, conversei com o ministro Gilberto Kassab, titular da Pasta, e solicitei que sejam apressadas as obras conclusivas desse enorme reservatório, justamente pelas dificuldades que o povo de Franco da Rocha já vem enfrentando com a falta d’água em suas torneiras. A situação em muitos bairros de nossa cidade é crítica”, preocupa-se Toninho Lopes.

O presidente aproveitou e fez idêntico pedido ao município vizinho (Francisco Morato), que passa por idênticas dificuldades em relação ao abastecimento. Em nota, o Governo do Estado anuncia a construção de 29 reservatórios metálicos, armazenando 235 milhões de litros até dezembro deste ano, beneficiando mais 15 cidades, incluindo Franco da Rocha e Francisco Morato. Seriam investidos R$ 169 milhões ampliando o armazenamento d’água em 10% na Região Metropolitana.

Novo Reservatório vila Santista

Novo Reservatório vila Santista (foto: Samuel Satos)

Deixe seu comentário:

+ Franco da Rocha

Tags:, , , , , , , , , ,