Franco da Rocha
4 anos atrás

Franco sedia 1ª Conferência Municipal de Educação

Franco sedia 1ª Conferência Municipal de Educação

Quase 150 pessoas estiveram presentes na abertura da 1ª Conferência Municipal de Educação, ocorrida na sexta-feira (6), na sede da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

O encontro reuniu educadores das redes municipal, estadual, particular e profissionalizante, especialistas, além de pais e responsáveis.

A Secretária de Educação, Renata Celeguim, destacou as presenças de pessoas que não fazem parte da Rede Municipal de Ensino como fundamental para o processo de uma gestão democrática, principal discussão do encontro. “Essa conferência pretende ser um marco porque nós reunimos todas as pessoas da cidade para discutir a educação, avaliar o que conseguimos em 2015 e definir ações para 2016. E quero dizer que o Plano Municipal de Educação, que será debatido aqui, não é só da prefeitura, é do município”.

Como exemplo do esforço de fortalecimento desta gestão democrática, a conferência contou com o trabalho da tradutora de libras, Cintia Santos, uma ação inédita nos eventos da cidade. “É possível que ninguém precise da tradução dela hoje, mas nós precisamos mudar nosso comportamento nas pequenas coisas para fortalecer o debate sobre a gestão democrática”, pontuou Renata.

Para ressaltar a importância da participação popular nas questões da cidade, o prefeito Kiko, que compôs a mesa de abertura, relatou o exemplo de uma moradora que o abordou na rua para agradecer o atendimento na UBS Monte Verde. “Ela me contou que o marido faz parte do Conselho Gestor da unidade. Isso que queremos garantir e temos conseguido fazer: a participação de todos no cotidiano da cidade”.

Kiko reconheceu o esforço dos educadores neste processo. “A Conferência não é do governo, é do estado. As coisas que vocês discutirem aqui têm de perpetuar e se manter. Vocês têm uma corporação forte, esclarecida e, principalmente, com vigor”, concluiu.

A mesa foi composta ainda pelo vereador Eric Valini, a supervisora de educação, Marcia Viana e o representante da ETEC, Sergio Luiz Gonçalves..

No final do primeiro dia, os participantes acompanharam a palestra do educador, Vitor Henrique Paro, que tem mestrado em Educação pela USP e doutorado pela PUC-SP. Entre as publicações, o professor é autor do livro Gestão Escolar, Democracia e Qualidade do Ensino

No último dia, foi aprovada a minuta do regimento do Conselho Municipal de Educação e realizada a eleição de seus integrantes.

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?