Franco da Rocha
4 anos atrás

Ginástica Localizada traz grandes benefícios à saúde do franco-rochense

Ginástica Localizada traz grandes benefícios à saúde do franco-rochense

A ginástica localizada surgiu em meados de 1930 no Brasil e, atualmente, tem um grande número de praticantes.

Consiste basicamente em sessões estruturadas de séries de exercícios, com números elevados de repetições para grupos musculares distintos.

Geralmente, uma aula de ginástica localizada dura cerca de uma hora, tempo suficiente para queimar por volta de 500 calorias, além de beneficiar o condicionamento cardiovascular, aprimorar o tônus muscular, melhorar as habilidades psicomotoras, tais como agilidade, equilíbrio e coordenação, aumentar a capacidade cardiorrespiratória, aeróbia, anaeróbia, flexibilidade e proporcionar a boa forma.

Em Franco da Rocha, onde grande parte da população é idosa, essas atividades são muito procuradas pelos mais velhos, não só para lazer, mas também para ajudar no tratamento de doenças, como a osteoporose, doença crônica em que os ossos tornam-se mais porosos e frágeis. A doença atinge até 10 milhões de brasileiros acima dos 50 anos.

A Secretaria Adjunta de Esportes, atente cerca de 450 alunos idosos, que se exercitam em seis polos diferentes: no CSU (Centro Social Urbano), quadra do Parque Paulista, Salão de Associação na Vila Josefina, quadra do Flamenguinho, na Vila Ramos e no salão das igrejas Cristo Ressuscitado, centro, e Santo Antônio, Parque Vitória.

A professora do grupo da Melhor Idade, Mayara Jéssica de Oliveira, trabalha com a ginástica para idosos há mais de seis anos, e declarou a importância desta atividade para os franco-rochenses, “A prática de uma atividade física contribui de uma maneira geral ao indivíduo. Nosso objetivo é possibilitar melhores condições de vida em relação as capacidades físicas, psicológica e social”.

A aluna Ana Clara de Souza, de 85 anos, mora há mais de seis décadas em Franco da Rocha. Praticante da atividade, falou sobre a melhoria na saúde, “É maravilhoso para meu bem-estar, melhorei em 90% e minhas dores pelo corpo acabaram. A professora Mayara é muito atenciosa e quando me lembro que vou exercitar, meu dia fica alegre.”

Para mais informações sobre treinos, ou como participar, compareça ao CSU, na Rua Nelson Rodrigues, nº 101, no centro de Franco da Rocha, com os seguintes documentos:

-RG
-CPF
-COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
-2 FOTOS 3X4
-ATESTADO MÉDICO

Texto: Jorge Henrique Ramos

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?