Novidades
3 anos atrás

Governador Alckmin dá início a mutirão de catarata

O governador Geraldo Alckmin deu início nesta quinta-feira, 8, a um grande mutirão para realização de cirurgias de catarata em 27 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e em hospitais públicos de todo o Estado. Com investimento extra de R$ 7 milhões para os procedimentos, a meta é realizar mais 7 mil cirurgias até dezembro, o que representará 33,3% a mais do que é feito na rotina. Com isso, em vez de 21 mil cirurgias, serão realizadas 28 mil.

“Por que catarata? É a mudança demográfica. O Brasil, que era um país jovem, hoje é um país maduro caminhando para ser um país idoso. Então, têm doenças próprias, de pessoas mais velhas. Nossa meta é zerar”, disse o governador Geraldo Alckmin.

O Governador de São Paulo, visita AME Heliópolis no inicio do multirão de catarata. Local:São Paulo. Data: 08/09/2016 Foto: Ciete Silvério/A2IMG
O Governador de São Paulo, visita AME Heliópolis no inicio do multirão de catarata. Local:São Paulo. Data: 08/09/2016 Foto: Ciete Silvério/A2IMG

Os pacientes serão atendidos mediante agendamento dos municípios pela Central de Regulação de Oferta e Serviços de Saúde (Cross), do Governo do Estado. No total, serão beneficiados pacientes de 16 regiões do Estado: ABC, Araçatuba, Barretos, Campinas, São Paulo, Bauru, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Marília, Presidente Prudente, Franca, São João da Boa Vista, Vale do Ribeira, Piracicaba, Baixada Santista e Sorocaba.

“O objetivo do mutirão é agilizar o atendimento, ofertando mais cirurgias de catarata por meio dos AMEs, e ajudando a evitar casos de cegueira em pessoas com diagnóstico de catarata”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

Mutirão de cirurgia de retina em Rio Preto

A Secretaria promoverá, também a partir desta quinta-feira, um mutirão de cirurgias de retina no Hospital Estadual de São José do Rio Preto. Com investimento de R$ 520 mil, serão 25 procedimentos cirúrgicos a mais por mês na unidade, entre setembro de dezembro, totalizando um aumento de 100 cirurgias nesse período.

O mutirão também tem início no dia 8 de setembro, com pacientes previamente agendados e que estão aguardando o procedimento em São José do Rio Preto.

Relação de AMEs participantes do mutirão de catarata:

Andradina

Araçatuba

Assis

Atibaia

Barretos

Bauru

Caraguatatuba

Catanduva

Dracena

Franca

Jundiaí

Mauá

Mogi-Guaçu

Ourinhos

Pariquera-Açu

Piracicaba

Praia Grande

Promissão

Santos

Santo André

São Paulo – Barradas

São Paulo – Geraldo Bourroul

São Paulo – Maria Zélia

São Paulo – Zona Leste

Sorocaba

Santa Bárbara d’Oeste

Tupã

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?