Grupo de trabalho do Cimbaju realiza primeira Audiência Pública em Franco da Rocha

Grupo de trabalho do Cimbaju realiza primeira Audiência Pública em Franco da Rocha
Publicado por Redação Franco Notícias no dia 29/04/2016 em Franco da Rocha

O prefeito Kiko participou na noite desta segunda (25) da primeira Audiência Pública para discutir a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), documento que vai determinar diretrizes de crescimento para os cinco municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (CIMBAJU): Franco da Rocha, Caieiras, Cajamar, Francisco Morato e Mairiporã. Este documento foi regulamentado por meio da Lei Federal 13.089/2015, que cria o Estatuto da Metrópole.

“A maneira mais simples de explicar o Plano para a população é dizer que daqui a 10 ou 20 anos todas as grandes obras ou iniciativas de parcerias entre as cidades da Grande São Paulo, certamente estarão contidas neste Plano. Essa é a primeira oportunidade que os municípios têm tido de fazer uma discussão mais amiúde de suas dificuldades no processo de desenvolvimento. E esta atividade aqui é a primeira de outras que vão acontecer para que possamos ouvir a contribuição da comunidade na construção desse Plano de Desenvolvimento da nossa metrópole”, destacou Kiko.

A arquiteta e urbanista da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Maria Ligia Soares de Oliveira, apresentou aos participantes do encontro o cronograma de trabalho para a produção do PDUI. A Emplasa é ligada a Casa Civil, do Governo Estadual. “O processo participativo da comunidade começa com esta Audiência e depois teremos oficinas com propostas específicas. Todos os encontros contarão com a colaboração de equipes dos municípios, dos consórcios, entidades empresariais, sindicatos, Ongs que elegerão as pessoas que vão compor a instância deliberativa. Serão 52 membros da sociedade civil que vão avaliar o Plano”, detalhou. Após a conclusão dos trabalhos, o Plano seguirá para análise e aprovação na Assembleia Legislativa.
Especialista em gestão de Planejamento, José Roberto Santos, apresentou para a público presente o Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico da Baixada Santista que ajudou a construir e envolveu nove municípios. De acordo com Santos, as áreas mais demandadas foram a de habitação, mobilidade urbana, saneamento e desenvolvimento econômico com geração de empregos. “A importância do Cimbaju é manter a estrutura do planejamento até o fim, mas não precisamos criar tanta coisa nova, apenas organizar o que já existe. Temos que buscar equalizar o desenvolvimento econômico respeitando a vocação de cada município”, concluiu.

O evento contou também com as presenças da vereadora, Neiva Hernandez, representando a Câmara Municipal de Franco da Rocha, do vereador Josineto, do prefeito de Mairiporã, Marcio Pampuri, do superintendente de Habitação de Cajamar, Alvaro Melo, do secretário de Meio Ambiente de Caieiras, Bonfilio Alves Ferreira, do coordenador de administração de Franco Morato, Vinicius Tolentino, da coordenadora dos trabalhos do PDUI em Franco da Rocha, Pamela Marques Garcia, e da representante do Consult da Sub-Região Norte na Câmara Técnica do PDUI, dra Isis Bueno.

Deixe seu comentário:

+ Franco da Rocha

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,