Franco da Rocha
2 anos atrás

Há mais de 50 anos vivendo nas colônias do Juquery, oito pacientes deixam o local e vão para Residência Terapêutica

Há mais de 50 anos vivendo nas colônias do Juquery, oito pacientes deixam o local e vão para Residência Terapêutica

Um dia para ficar na história de Franco da Rocha, é assim que será lembrado a data de 11 de janeiro de 2018 na vida de oito pessoas que deixaram uma das colônias do hospital psiquiátrico do Juquery na última quinta-feira e passarão a morar em uma residência terapêutica, após mais de 50 anos vivendo no hospital. Veja fotos

Essa remoção foi uma das medidas prevista na lei 10.216/2001, que trata de uma reforma psiquiátrica, em que um dos pontos abordados é mudar a forma como o paciente é tratado.

As pessoas transferidas do hospital foram para uma casa em Franco da Rocha, onde receberão diversos cuidados de profissionais especializados, além de terem a possibilidade de participar de atividades no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), começando uma nova vida.

Cristiana Corrêa, apoiadora institucional em saúde mental falou sobre esse momento histórico. “Eles deixam de viver uma vida institucionalizada para ter uma vida social, resgatando a identidade deles, trazendo-os novamente para viver em sociedade. Antigamente eles viviam apenas dentro dos pavilhões. Hoje terão uma qualidade de vida melhor”.

A apoiadora também lembrou sobre o tempo que esses pacientes estão institucionalizados no Juquery. “Ficaram mais de 50 anos dentro do hospital. Temos pacientes que moram lá desde quando nasceram e a maioria deles não tem mais contato com as famílias. Perderam esse vínculo”, lamentou.

Finalizando a mudança junto com os ex-pacientes do Juquery, Cristiana afirmou que a intenção é fazer todo o trabalho vinculado ao CAPS, para que eles tenham mais autonomia, dentro das atividades que são desenvolvidos no local. “Caminhadas no parque, ir ao cinema, assim vamos reinseri-los na sociedade”.

De casa nova, os moradores contarão com um cuidador 24h, um técnico de enfermagem e uma responsável técnica que também é assistente social, na residência, para dar toda a atenção necessária.

(Texto e foto: Ewerton Geniseli)

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?