Franco da Rocha
3 anos atrás

Inauguração do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Sensei Juarez de Jesus traz o legado olímpico para Franco da Rocha

Inauguração do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Sensei Juarez de Jesus traz o legado olímpico para Franco da Rocha

Na manhã deste domingo (26) foi inaugurado em Franco da Rocha o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). Localizado na Chácara São José, próximo a região do Parque Vitória, esta é primeira das 239 unidades que serão entregues pelo Ministério do Esporte em outros municípios brasileiros.

O centro recebeu o nome de Juarez de Jesus em homenagem ao precursor das artes marciais na cidade. Muito emocionada a sensei Dani, filha do homenageado, foi a primeira a falar sobre o novo espaço. “Meu pai começou em 1991 a dar aula de Judô em uma garagem na casa do meu tio. E ao longo desses anos formou vários atletas e faixas pretas em Franco da Rocha. Além de ele ser técnico, foi pioneiro das artes marciais na região, disputava jogos regionais e trouxe várias medalhas para a cidade. Ter o nome dele em um local tão bonito como esse aqui, um complexo esportivo tão grande e importante para a cidade, foi muito importante para mim e para a minha família”, finalizou.

A Secretária Adjunta de Esportes, Silmara Ciampone, destacou que o sensei Juarez foi na contramão de outros que vieram ao optar pelo judô. “Ele mudou a vida dele e tem mudado a vida de muitas pessoas através do judô. E você, Dani tem conduzido com muito profissionalismo o legado dele”. Silmara agradeceu ao empenho da equipe da prefeitura e do esporte no acompanhamento e desenvolvimento do projeto e ressaltou a importância de um bairro carente receber um equipamento de ponta. “Porque esse ginásio moderno tinha de estar aqui? Por que não em Pinheiros, em Moema ou Copacabana? Porque essas pessoas também tem o direito de usufruir de um lugar moderno, não são só as crianças de bairro e de cidade rica. Parabéns, parque Vitória, parabéns Franco da Rocha”. O Diretor de Esportes, Rommeu Silva concluiu a fala da equipe de esporte pedindo que todos colaborem para preservar o local.“É emocionante fazer parte desta cerimônia aqui hoje. Então eu peço que todos colaborem para preservar este patrimônio que é o primeiro no Brasil para o orgulho da nossa cidade”.

O prefeito Kiko encerrou a cerimônia de inauguração ressaltando que é preciso buscar parcerias com os governos estadual e federal para buscar recurso para o desenvolvimento da cidade. E disse que o mais importante foi conseguir fazer com que o cidadão de Franco da Rocha gostasse de sua cidade. “Nós conseguimos resgatar o orgulho do francorrochense. A cidade está começando a crescer. Nós precisamos sim ir a Brasília para buscar recursos para fazer grandes investimentos. Olha o que nós estamos inaugurando hoje. È um equipamento de padrão olímpico. No Brasil, nunca imaginávamos em ter uma Olimpíada e em Franco da Rocha não era nem possível imaginar ter uma parte deste legado aqui em um bairro de periferia. É verdade que só isso não resolve. Tem o dia a dia para pautar e sempre vai ter. O que precisa pautar a nossa ousadia e a vontade de fazer é o otimismo”, acentou.

O centro conta com um ginásio poliesportivo, arquibancada retrátil, vestiários, chuveiros, enfermaria, área de apoio com administração, depósito, academia e arena poliesportiva externa.
Foram investidos 4,3 milhões de reais para a realização da obra em parceria entre prefeitura e Governo Federal.

Na programação do primeiro dia, mais de 250 atletas franco-rochenses estrearam a quadra do centro com ginástica rítmica, jogos de vólei, futsal, handebol e basquete.

Também estiveram na inauguração do Centro de Iniciação ao Esporte os vereadores Eric Valini, autor do projeto de lei que dá nome ao centro, Valdir da Santa Casa, George, Neiva Hernandez, Pablo Cunha, o presidente da Câmara Municipal, Toninho Lopes, o deputado federal, Vicente Cândido e secretários do governo municipal.

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?