Franco da Rocha
2 anos atrás

Intensificação preventiva contra a febre amarela começa no sábado

Intensificação preventiva contra a febre amarela começa no sábado

A Secretaria de Saúde inicia neste final de semana, no sábado e domingo (dias 05 e 06), a Intensificação Preventiva contra a Febre Amarela, onde a vacinação será levada para os bairros com maior risco do vírus surgir.

Essa ação vai contar com aproximadamente 50 funcionários da Saúde, coordenados pelo setor de Vigilância Epidemiológica, que irão para os bairros, visitando casa a casa, os moradores para que possam ser protegidos da doença. É importante lembrar que a vacina tem dose única, sendo assim, após receber a imunização, não é necessário tomar outra para reforçar. Portanto, quem já foi vacinado antes dessa campanha, não precisará de uma nova dose.

É importante ressaltar que não foi identificado nenhum caso de febre amarela nem em humanos, nem em animais, em Franco da Rocha.

Intensificação da campanha

A previsão inicial é que essa campanha em Franco da Rocha aconteça durante os meses de agosto e setembro e alcance um número de aproximadamente 30 mil munícipes imunizados que vivem em áreas rurais ou periurbanas e mais 14 mil da população privada de liberdade.

Entre os bairros da cidade que receberão a visita dos agentes de Saúde estão o Jardim Bandeirantes, Mato Dentro, Vargem Grande, Monte Verde, Lago Azul, Parque São Luiz, Jardim dos Lagos, Vila Palmares, Portal das Alamedas, Jardim Luciana, Sete Voltas e Serra dos Cristais.

A primeira vacinação vai acontecer no bairro do Jardim Bandeirantes no sábado (05) e domingo (06), das 09h às 15h.

Como acontece a transmissão?

A transmissão da febre amarela acontece quando os mosquitos Aedes albopictus e o Haemagogus janthinomy, vetores do vírus da doença picam suas vítimas, em especial, macacos que acabam se tornando os primeiros infectados, já que o deslocamento dos mosquitos acontecem primeiramente em áreas com muita mata.

Portanto, se você mora em uma região que possuí animais silvestres e encontrar algum macaquinho doente ou morto, não mexa no animal e entre em contado imediatamente com o setor de Zoonozes/Vetores, por meio do telefone 4800-1925.

Quais os sintomas da febre amarela?

Os principais sintomas iniciais são febre, cansaço, mal-estar, dores de cabeça e musculares, principalmente na região do abdômen e lombar. Mais pra frente, após a queda da febre, em 15% dos doentes podem surgir sintomas mais graves como febre alta, diarreia, convulsões e delírio, hemorragias internas, sangramento do nariz e gengiva e equimoses, que são manchas azuis ou verdes de sangue coagulado na pele.

O tratamento da doença acontece com aplicações de analgésico para a dor e antitérmico para a febre, transfusão de sangue ou plaquetas são utilizadas, caso sejam necessárias. A hemodiálise poderá ser solicitada pelo médico caso haja insuficiência renal.

O por que da ação?

Até o início de 2017 a vacinação contra a febre amarela acontecia predominantemente na região noroeste e sudoeste do estado, entretanto, a Superintendência de Controles de Endemias (Sucen), órgão pertencente à Secretaria de Estado da Saúde, percebeu uma área de vacinação contra a doença em novos municípios da região de Campinas, devido à presença do vírus em cidades como Amparo, Bragança Paulista, Louveira, Vinhedo, entre outras.

Por considerar os municípios de Franco da Rocha, Caieiras, Cajamar, Francisco Morato e Mairiporã próximos dos locais com casos de febre amarela, a Sucen solicitou o início da vacinação em alguns bairros dessas cidades, considerados de risco para circulação da doença, por meio de um estudo de rota do deslocamento do vírus, justificando assim a escolha dos bairros para a campanha.

(Texto: Thiago Lins – Arte: Dalmir Junior)

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?