Franco da Rocha
2 anos atrás

Lucas Henrique: de Franco para a seleção brasileira

Lucas Henrique: de Franco para a seleção brasileira

Natural de Franco da Rocha, Lucas Henrique da Silva (18), é mais um atleta da cidade que se destaca na modalidade esportiva que prática. No caso do franco-rochense, o esporte escolhido é o Futebol de Sete, modalidade Paraolímpica.

Logo no nascimento, foi detectado no jovem uma leve paralisia cerebral, que veio a afetar de maneira branda as movimentações do braço e da perna direita. Porém, apesar da privação, Lucas leva uma vida como um garoto qualquer.

Na escola, sua situação ocasionou em uma única vez brincadeiras de mal gosto por parte de seus colegas, porém, o jovem foi forte e encarou a situação sem se abater. “Eu fui e chamei a diretora, expliquei a situação, tudo foi resolvido e nunca mais tive problemas com isso”, afirma.

Amante de esportes, Lucas encontrou a oportunidade de praticar o Futebol de Sete no Smel Mogi. “Eu sempre gostei muito de futebol, mas eu não poderia participar de um torneio convencional. Um amigo meu do Facebook me indicou um time em São Paulo, onde comecei a jogar”, explica.

Logo no primeiro ano (2016) o paratleta franco-rochense se destacou, participando da equipe de Mogi que ficou em segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Futebol Sete – Divisão de Acesso.

O desempenho do menino Lucas Henrique, marcando quatro gols e tendo dado três assistências chamou a atenção e levou o jovem a ser convocado para a seleção brasileira. “Ser chamado para defender o Brasil é muito bom. Sair de Franco para representar o meu país me enche de orgulho. Isso não é qualquer coisa. Vou procurar fazer meu trabalho bonitinho como sempre faço”, afirma.

No começo de fevereiro, o franco-rochense viajou para Mato Grosso, onde participou do primeiro treinamento com a equipe brasileira. Neste sábado (11) ele volta para o estado onde vai acontecer a segunda fase do treinamento preparatório para os Jogos Parapan-Americanos de Jovens de 2017, que será disputado em São Paulo. “Eu espero ganhar uma medalha e trazer ela pra Franco, além disso, ajudar o Brasil a fazer um bom papel na disputa”, explica ele, que treina entre os titulares da equipe.

Antes de embarcar, Lucas da Silva visitou a prefeitura ao lado do avô Francisco onde contou sobre sua trajetória ao prefeito Kiko e a vereadora Neiva Hernandez, que desejaram um ótimo desempenho para o garoto franco-rochense no torneio.

Não é só o avô que acompanha o jovem em seus desafios, mas ele sempre é amparado pela família e amigos. “A minha família sempre está presente comigo e me apoia muito. Na escola também recebo bastante apoio e todo mundo acha muito bacana o que eu faço”, afirma.

Para o futuro, o jovem paratleta pretende continuar os estudos e também investir no futebol. “Quero investir na minha carreira como atleta e também poder cursar uma faculdade de Educação Física, continuando no ramo esportivo que é algo que eu amo”, finaliza Lucas.

(Texto e foto: Thiago Lins)

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?