Diversão
3 anos atrás

Ministério da Cultura e Instituto CCR apresentam o espetáculo Energia, da companhia BuZum!, em Caieiras

O Ministério da Cultura e o Instituto CCR apresentam o BuZum!, companhia de teatro de bonecos sobre rodas que circula por todo o Brasil levando a magia do palco para alunos de escolas públicas. Com o patrocínio da CCR AutoBAn, empresa que integra o programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, nos dias 14 e 15 de setembro, o BuZum! estaciona em Caieiras para apresentar a alunos da rede pública de ensino sessões gratuitas de Energia, espetáculo que já percorreu mais de 250 municípios em oito estados brasileiros. As apresentações do BuZum! em Caieiras integram a itinerância de Energia por cinco cidades no estado de São Paulo, em projeto apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet. O Instituto CCR é uma entidade privada sem fins lucrativos, criada em 2014 para estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pela empresa, por meio das concessionárias do Grupo CCR, como a CCR AutoBan.

teatro

Criado por Beto Andreetta e Mari Gutierrez, o enredo de Energia envolve uma criança que chega à sua casa após a escola e vai se divertir jogando videogame, enquanto espera o jantar ficar pronto. Sua mãe a chama e pede que tome banho antes de comer, numa rotina vivenciada diariamente por grande parcela da população. No decorrer dessas atividades surge uma nova amiga para a criança, a Energia, que vem mostrar o quanto suas atitudes cotidianas podem criar pequenos e grandes desperdícios desse recurso.

Energia é o oitavo espetáculo do BuZum! e mostra aos pequenos as cinco fontes de produção de energia elétrica no Brasil: hidrelétrica, termoelétrica, atômica, solar e eólica. Numa espécie de quiz show, as crianças podem interagir com o espetáculo por meio de diversas brincadeiras como jogo da velha e jogo da memória, apresentadas num telão com perguntas sobre as formas de produção da energia elétrica que usamos para acender a luz e usufruir de aparelhos como televisões, rádios, geladeiras, chuveiros, entre outros.

Educação
Quando o BuZum! estaciona em frente a uma escola ou instituição, as peças em cartaz levam também ensinamentos que podem ser utilizados pelos professores. Para isso, foi desenvolvido pelo BuZum!, em parceria com o Instituto Saberes, o Livro do Professor, um material pedagógico entregue a cada professor após assistirem aos espetáculos. ‘São muitos os temas que podem ser trabalhados nas aulas de história, geografia, português, matemática’, conta Mari Gutierrez. Com o apoio do material pedagógico, os professores conseguem relacionar o assunto abordado na peça à matéria lecionada em sala de aula, expandindo, assim, os conhecimentos do aluno. O objetivo é instigar a curiosidade das crianças antes mesmo das apresentações e mantê-la após a passagem do BuZum!. Por meio de intertextualidade, charadas, brincadeiras, curiosidades e dicas literárias, os alunos aprendem de forma leve e didática sobre diferentes temas. As crianças presentes na plateia receberão um Teatro de Papel com personagens para montar, um brinde que lhes permite experimentar uma vivência teatral completa ao reproduzir ou criar um roteiro, construir os personagens e encenar suas peças.

BuZum! em 5 anos
Em 2015, a companhia de teatro itinerante completou cinco anos com números expressivos: foram cerca de seis mil apresentações para 300 mil espectadores de 900 escolas públicas, em 250 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 50 espectadores por sessão.

Ficha Técnica “Energia”
Concepção e texto_ Beto Andreetta e Mari Gutierrez

Direção_ Wanderley Piras

Elenco_ Alessandra Siqueyra, Ana Elisa Mattos, Dinho Weller, Fabio de Sousa, Felipe Alves, Júlia Barnabé, Kelly Guidotti, Mariana Rhormens, Nilton Marques, Nina Rocha, Rafael Francisco, Roberta Belony, Thiago Thalles e Yuri Bathista
Trilha Sonora_ César Maluf

Criação de Cenário_ Beto Andreetta, Mari Gutierrez e Wanderley Piras

Criação e confecção de bonecos_ Rubinho Lousada e Juciê Batista

Design gráfico_ Murilo Thaveira, Sato do Brasil

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?