Nos dias 17 e 18, UPA terá atividades de orientação voltada ao Novembro Azul aos usuários e funcionários

Nos dias 17 e 18, UPA terá atividades de orientação voltada ao Novembro Azul aos usuários e funcionários
Publicado por Redação Franco Notícias no dia 10/11/2016 em Franco da Rocha

A unidade de pronto atendimento (UPA) 24h vai realizar nos dias 17 e 18 deste mês, uma campanha voltada ao Novembro Azul, que tem por objetivo alertar os homens sobre os riscos do câncer de próstata.

Segundo a gerente técnica da UPA, Evelin Bavaro, os usuários que estiverem aguardando consulta entre os dois dias e os colaboradores vão participar de atividades de orientação, educação em saúde e ficarão informados sobre como prevenir essa doença que pode levar à morte.

Vale ressaltar que os agendamentos para o urologista são feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante novembro.

Evelin falou sobre a necessidade de conscientização da população masculina em cuidar da saúde. “Vale prevenir e não esperar adoecer para procurar ajuda. Destacamos ainda a importância da realização dos exames necessários para o possível diagnóstico da doença. Esses exames associados com exames de ultrassonografia devem ser feitos anualmente por todo homem acima de 50 anos ou a partir de 40, caso haja histórico familiar da doença”.

A gerente também contou que os exames são realizados na atenção básica e que basta apenas agendar. Ela ainda alertou que é importante diagnosticar a doença precocemente, pois assim aumentam as chances de cura.

Sobre os sintomas, Evelin ainda afirmou que é importante ficar alerta. “Dificuldade para urinar ou diminuição da força do jato da urina podem ser sinais da doença” e apontou para fatores de riscos que podem facilitar o surgimento do câncer. “O tabagismo, vida sedentária e alimentação inadequada. Nós orientamos os homens para corrigirem esses hábitos, pois a doença pode ser evitada ou ter risco reduzido”.

Deixe seu comentário:

+ Franco da Rocha

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,