Dicas
3 anos atrás

O poder da meditação

O poder da meditação

No mundo agitado em que vivemos, a prática da meditação é um excelente caminho para manter o equilíbrio e preservar a paz interior. Ajuda a controlar estresse, ansiedade e depressão. E até facilita a cura de algumas doenças. Pode ser praticada uma ou duas vezes por dia, por cerca de 20 minutos, ou pelo tempo que a pessoa desejar.

Há diferentes formas e modelos de meditação. Na tradição cristã, é baseada na reflexão sobre determinado tema ou situação, à luz dos ensinamentos de Jesus. No Budismo, é praticada de muitas maneiras e sobre uma ampla gama de ensinamentos, tendo como meta a iluminação.

No movimento religioso Happy Science, criado no Japão pelo mestre Ryuho Okawa, a meditação ocupa um lugar todo especial. É definida como o encontro com o anjo que habita o coração de cada um de nós. O próprio Okawa, em seu livro Convite à Felicidade*, nos diz que, para viver com alegria, é preciso buscar a paz interior. “Quando você aprender a viver com um coração estável, calmo, não reativo, sua serenidade irá refletir o mundo, as outras pessoas e, principalmente, irá mostrar seu verdadeiro eu”.

Hoje, também é muito praticada e estimulada a meditação por meio de exercícios de respiração e concentração, batizada de mindfulness (consciência plena). O método, amplamente pesquisado em universidades dos Estados Unidos e Europa, chegou ao Brasil em 2006 e já é aplicado em faculdades, empresas e até no SUS (Sistema Único de Saúde).

O importante é nos conscientizarmos da importância da meditação em nossas vidas. Ela ajuda a serenar nosso coração, a alinhar nossos pensamentos, criando uma imensa força interior. Faz bem para a alma e para o corpo e nos torna donos de nós mesmos. Nos dias atuais, as pessoas se preocupam muito, e com razão, em fazer exercícios físicos nas academias para manter a saúde e o corpo em forma. Mas também deveriam exercitar a espiritualidade através da meditação.

O ideal é que a meditação seja praticada em ambiente calmo e tranquilo, sem distrações como telefone ou WhatsApp. Para ajudar a se concentrar e a relaxar, no site da Editora IRH Press você pode baixar as músicas que acompanham cada etapa de meditação do livro Convite à Felicidade. Assim, fica mais fácil se conectar com sua voz interior. Experimente!

*O livro Convite à Felicidade (IRH Press do Brasil), de Ryuho Okawa, é um guia de como praticar a meditação. Para cada um dos sete temas propostos (uma mente calma; seu eu verdadeiro; dificuldades e fracassos; gratidão; perdão; uma vida alegre; e sonhos e metas), você pode fazer o download de uma música de meditação no site.

Foto: Marcelo & Carol

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?