Praça Antonio Teixeira, na Vila Ramos, é reinaugurada

Praça Antonio Teixeira, na Vila Ramos, é reinaugurada
Publicado por Redação Franco Notícias no dia 15/04/2016 em Franco da Rocha

Na sexta-feira (08/04) uma festa marcou a reinauguração da Praça Antônio Teixeira, na Vila Ramos, em Franco da Rocha.

O espaço mais tradicional da cidade passou por obras de revitalização, manutenção dos equipamentos e troca de pisos, que foi demolido e substituído pelo intertravado em duas cores, vermelho e cinza. O canteiro da praça também foi redesenhado para implantação do playground para as crianças e rampas de acessibilidade foram criadas, melhorando assim o acesso das pessoas com dificuldade de locomoção. Os trabalhos foram concluídos com a colocação dos pisos do coreto e o alargamento da calçada.

A Ordem de Serviço para início das obras foi dada pelo prefeito Kiko no início de outubro. Na ocasião, Kiko destacou a participação direta dos moradores na hora de pensar o projeto. “Foi o primeiro gesto onde a comunidade pautou o que seria feito. Algumas reuniões foram realizadas junto com a Associação dos Moradores, com o nosso pessoal da prefeitura, de engenharia, para que dentro do possível fosse feito um projeto com a sociedade, pois não adianta a prefeitura vir aqui e fazer uma intervenção que não seja adequada com a necessidade local, se não, a própria comunidade não usa como deveria”.

O filho do homenageado que leva o nome da praça, Antônio Carlos Teixeira, falou da emoção que sente ao ver a revitalização do local. “Meu pai sempre lutou para que a Vila Ramos tivesse um local adequado e me sinto orgulhoso de saber que a praça tem o nome de uma pessoa como ele, que representou muito bem Franco da Rocha”.

Além do prefeito, participaram das atividades festivas secretários municipais, moradores, familiares de Antonio Teixeira e os vereadores Eric Valini e Neiva Hernandez.

Mais sobre Antônio Teixeira:
Nascido em São Paulo, na Parada de Taipas, em 1924, veio a Franco da Rocha para trabalhar no Hospital Juqueri em 1950. Ele foi funcionário público e encarregado no hospital.

Ele se destacou por ser um dos fundadores da quadra do Flamenguinho, que fica na Vila Ramos.

Segundo o filho Antônio Carlos Teixeira, o pai se destacava também por sua humildade.

Na política:
Foi duas vezes vereador e em 1969 foi vice do prefeito de Franco da Rocha, Donald Savazoni. Antes disso trabalhou como funcionário da prefeitura.
Tinha uma boa relação com o então governador de São Paulo da época, Adhemar de Barros, que ajudou na liberação de verbas para construção de escolas no município, quando ainda era vereador.

Antônio Teixeira também lutou para que a Vila Ramos tivesse uma praça e sua luta foi bem-sucedida.

Homenagem gravada na placa da Praça:
Antônio Teixeira viveu em Franco da Rocha grande parte da sua vida em Franco da Rocha e morreu com 45 anos de idade, em 1969. Após a morte, o amigo, e logo depois prefeito de Franco da Rocha em seu segundo mandato, Emílio Hernandez, fez uma homenagem a ele dando o nome à praça, em 1985.

Deixe seu comentário:

+ Franco da Rocha

Tags:, , , , , , , , , , , , ,