Franco da Rocha
3 anos atrás

Prefeitura inaugura Centro de Atenção à Saúde da Mulher Enfermeira Nely Aparecida Quintanilha e lança o Programa Mãe Franco-rochense

Prefeitura inaugura Centro de Atenção à Saúde da Mulher Enfermeira Nely Aparecida Quintanilha e lança o Programa Mãe Franco-rochense

A prefeitura de Franco da Rocha, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na manhã desta quarta-feira (11), o Centro de Atenção à Saúde da Mulher, Enfermeira Nely Aparecida Quintanilha, na Praça da Saúde, centro.

No evento, estavam presentes o prefeito Kiko Celeguim, o vice-prefeito, Dr. Nivaldo, a Secretária da Saúde, Lorena Rodrigues, os vereadores, Eric Valini, George, Valdir da Santa Casa e Neiva Hernadez, entre outras autoridades.

Durante a solenidade, que contou com a participação de aproximadamente 130 pessoas, Kiko falou um pouco sobre os serviços que serão oferecidos. “O Programa Mãe Franco-rochense não é somente uma entrega de enxoval, ele é um programa que com o resgate de nossas unidades básicas de saúde, conseguimos fazer um pré-natal mais eficiente para as grávidas, e portanto, diminuir os riscos de parto que colocam em perigo a vida da mãe e da criança”.

A Secretária de Saúde, Lorena Rodrigues, destacou a importância do novo espaço e dos serviços oferecidos para a mulher. “É com grande satisfação que entregamos esse prédio e serviço hoje à cidade, que já fazíamos de maneira isolada e que agora está reunido em um local só e com muito mais qualidade, com uma atenção mais especializada”.

Ao longo do mês de maio, a prefeitura de Franco da Rocha estará realizando diversas inaugurações e ações na área da Saúde, que é uma das principais preocupações do governo, para trazer mais qualidade no atendimento da rede pública.

Centro de Atenção à Saúde da Mulher, Enfermeira Nely Aparecida Quintanilha Lambert. O objetivo do espaço é trazer tratamento integral e igualitário à mulher, para que assim, elas possam acessar os serviços de saúde com auxílio adequado em situações consideradas de risco, em casos de vulnerabilidade e em todas as fases do desenvolvimento e bem-estar.
No local, que recebeu equipamentos modernos, serão oferecidos serviços como: atendimento com o médico especialista em mastologia e ginecologia, exames de colposcopia, ultrassonografia, mamografia, papanicolau, enfermagem, psicólogo, encainhamentos e articulação para o âmbito da assistência social, que pode ocorrer de maneira individual, casal, familiar ou em grupo.
O centro atenderá mulheres encaminhadas pelas unidades de saúde (UBS e UPA).

PROGRAMA MÃE FRANCO-ROCHENSE
Juntamente ao Centro de Atenção à Saúde da Mulher, Enfermeira Nely Aparecida Quintanilha, será lançado também o Programa Mãe Franco-rochense, que oferecerá uma atenção especial e integral às gestantes de todo o município.
O programa foi criado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção em Saúde, com o intuito de atender as gestantes cadastradas e as crianças com até um ano de idade, em diversos aspectos como: estimular a adesão ao pré-natal, auxílio no parto, consultas, exames, enxoval, bilhete municipal e atendimento à criança até o primeiro ano de vida.

As grávidas cadastradas no Mãe Franco-rochense têm direito:
1. Acompanhamento de consultas de pré-natal (no mínimo sete);
2. Realização de todos os exames necessários para uma gravidez tranqüila e saudável;
3. Prévia visita à maternidade em que será realizado o parto;
4. Garantia de referência para um hospital próximo a sua casa;
5. Consultas e exames necessários para o bebê ter uma infância saudável;
6. Kit enxoval básico para o bebê com 1 bolsa, 1 cobertor, 1 toalha, 1 macacão curto, 1 macacão longo, 2 bodies, 1 casaco com capuz e 1 par de meias. (O enxoval é dado apenas para as mães residentes do município que tenham feito o pré-natal na rede municipal de saúde).

Como participar

Para fazer parte do programa Mãe Franco-rochense é necessário ter o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e ser moradora da cidade.
Para o recebimento dos enxovais, as gestantes deverão realizar todos os exames e comparecer em todas as consultas.
Com essas e outras iniciativas, a prefeitura pretende reduzir os índices de mortalidade materna e infantil no município, e melhorar o sistema de saúde pública como um todo.

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?