Prefeitura levará diversos serviços para o Jardim dos Reis neste sábado (30)

Prefeitura levará diversos serviços para o Jardim dos Reis neste sábado (30)
Publicado por Redação Franco Notícias no dia 29/04/2016 em Franco da Rocha

O próximo sábado (30) será cheio de atividades para os moradores do Jardim dos Reis e região (Parque Montreal, Parque Paulista, Vila Ida, Vila Sônia e Jardim Elba), por conta da realização do Franco em Ação Transparência, que acontecerá na Rua Felipe Segundo a partir das 10h.

Como vem acontecendo nas edições de 2016, a partir das 16h, logo depois do Franco em Ação Transparência, será realizada uma plenária com os moradores do bairro, na EMEB Maria Aguilar, que fica na mesma rua da realização do evento.

Neste ano, o Franco em Ação Transparência e a plenária já foram realizados nos bairros: Jardim Cruzeiro, Vila Lanfranchi/Parque Lanel, Monte Verde e Vila Josefina.

PLENÁRIA: Na última edição, prefeito Kiko conversou com moradores da Vila Josefina e região sobre as ações da prefeitura no local.

Apresentação de obras e ações e prestação de contas dos investimentos aplicados pela prefeitura são os principais pontos abordados na Plenária que está sendo organizada durante as tardes de sábado e domingo, após o término das atividades do Franco em Ação Transparência nos bairros de Franco da Rocha.

Os moradores participam expondo suas dúvidas que são esclarecidas pelos responsáveis das áreas abordadas e pelo próprio prefeito, Kiko Celeguim.

Na sua explicação na Vila Josefina, Kiko elencou aos moradores do bairro o que e onde a prefeitura aplicou verbas para melhoria e desenvolvimento da região:

“Eu gostaria de destacar uma obra muito importante aqui para a Vila Josefina, que é o acesso novo da cidade, que se chama Angelo Celeguim. Esse acesso, para quem vive aqui e já deve ter usado, facilita e encurta o caminho para que vocês possam sair da cidade em busca do trabalho em diversos lugares”.

“Outra obra importante, que eu gostaria de destacar aqui na região, foi uma intervenção, inclusive que o vereador Eric Valini coordenou com a população, que foi a instalação de rede de esgoto aqui na rua Poá, que é o fundo de vale aqui atrás da rua Hércules, onde fizemos pelo menos uma 220 ligações de esgoto. Devemos começar nas próximas semanas a obra de pavimentação da rua Poá, uma continuação da rua Jaci, que atende algumas dezenas de famílias”.

“Está em processo de conclusão um trecho da canalização do córrego da Água Vermelha, lá embaixo no Jardim União. Ali era um lugar que, qualquer chuva que dava, alagava e estava colocando em risco a estrutura da rua. Então fizemos a canalização, em uma parceria com o governo federal e devemos concluir nas próximas semanas”.

“Estamos construindo aqui na região uma Unidade Básica de Saúde, ela fica fisicamente no Jardim União. Essa unidade atenderá uma parte da população do Jardim União e a Vila Rosalina deve diminuir a demanda de atendimento. Portanto, a nossa expectativa é que possamos melhorar a qualidade de atendimento para a população da Vila Josefina, quando inaugurar essa unidade”.

“Quero destacar ainda na saúde, a implantação do programa Estratégia Saúde da Família. Para quem não conhece, esse é um programa que já existe há muito tempo aqui na cidade, desde 1996 mais ou menos, só que ele ficou muito tempo sem ampliação. É um programa importante (…) porque é uma maneira mais inteligente, no nosso ponto de vista, de oferecer saúde que é a prevenção. Na UBS da Vila Rosalina estamos concluindo uma reforma, e evidentemente, precisa de uma reforma mais ampla, já que é uma unidade antiga, mas conseguimos, fazer diante das limitações financeiras, pequenas intervenções lá para melhorar um pouco a qualidade do atendimento”.

“Gostaria de citar também com relação ao serviço de desenvolvimento social. Muitas pessoas da cidade utilizam um serviço na cidade chamado CRAS. Para quem não conhece é o Centro de Referência de Assistência Social, todo mundo que de alguma maneira recebe algum benefício do governo federal, do governo do estado ou mesmo da prefeitura, ela precisa fazer parte do que chamamos de um cadastro, que é um CAD único que estamos construindo. O problema é que necessitamos de um prédio que referencie essas famílias. Quando tem algum tipo de programa ou beneficio, ou quando a cidade oferta a oportunidade de fazer algum tipo de curso de qualificação profissional, para esses cidadãos eles precisam se deslocar até esse CRAS. E nest região toda tem muita gente que utiliza o serviço e precisava se deslocar até o Jardim Progresso que é o que referenciava essa região. Nós realizamos uma pequena reforma em um prédio localizado ali na Vila Bazu, e aproximamos o serviço aqui da região. Então hoje, as mães, pais e crianças que fazem parte dessa rede social, que precisam desse serviço, elas se referenciam no serviço mais próximo da casa delas, é uma facilidade de criamos para a comunidade”.

“Também realizamos a pavimentação de quatro ruas aqui no Jardim Alice, com destaque a Euclides da Cunha, que era uma ladeira grande, foi uma obra muito importante pois trouxe mais dignidade para as famílias que vivem lá”.

“A escola Nelson Rodrigues era um antigo posto de saúde, uma escola muito inadequada. Com os investimentos, hoje tem acessibilidade, ampliou-se as salas, ela foi toda pintada. Ou seja, está mais digna para que os profissionais trabalhem e as crianças estudem”.

A Plenária de sábado durou quase duas horas e contou com a participação de mais de 50 pessoas entre moradores e trabalhadores da prefeitura.

Mais de 1.500 pessoas passaram pelo Franco em Ação Transparência na Vila Josefina.

Os moradores da Vila Josefina receberem os serviços e as atividades realizados dentro do Franco em Ação Transparência. Além do bairro, a ação beneficiou o Jardim União, Sitio Marlene, Sitio Rosimeire, Jorge Verpa e Jardim Santa Filomena.

O evento aconteceu na Rua Apolo e levou para a população atendimento nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento econômico e emprego e apresentações artísticas, esportivas e oficinas culturais. A atividade movimentou também o comércio local, já que mais de 1.500 pessoas passaram por lá. “Para nós foi muito bom”, comentou Paulo Galvão, dono da vendinha que fica em frente as tendas instaladas na rua.

Teste Rápido HIV e sífilis, aferição de pressão arterial, papanicolau e encaminhamento para mamografia estavam entre os serviços que os moradores podiam acessar no local. Dentro da Campanha de Vacinação, 77 pessoas receberam a dose da vacina contra a gripe H1N1. O atendimento se restringiu aos grupos de crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas (quem deu à luz há até 40 dias), idosos e pessoas com problemas respiratórios.

As crianças participaram de oficinas de artesanato e pintura oferecidas nos espaços da educação e podiam fazer uma tatuagem com tinta que saia na lavagem. Quem preferiu, gastou energia nos brinquedos pula-pula ou tentando arremessar uma bola na cesta com os professores de basquete.

O Instituto Embeleze, parceiro da prefeitura no Fundo Social de Solidariedade, colocou a disposição dos munícipes profissionais que realizavam cortes de cabelos gratuitamente.

“… não é crime mas toma de assalto… e chega para somar…”
Com versos e rimas de autoria própria, o rapper Preto Correira foi uma das atrações artísticas do Franco em Ação. Participante de várias edições, o artista avaliou que atividades como esta são importantes especialmente para as crianças e os jovens, que podem ocupar o tempo e a mente de forma positiva. “Os jovens têm de ter atividades, pensar em outras coisas que não seja cair no crime ou nas drogas”, apontou. Pelo palco passou também o trio Sol e Praia, que tocaram forró-reggae

CONTRA O AEDES AEGYPTI
Mais de 80 agentes da saúde trabalharam muito pelas ruas do bairro para verificar possíveis focos do Aedes aegypti nas casas, comércios e vielas. Ao final do dia, registraram 1146 casas visitadas e 13 telas distribuídas. Também houve a operação Cata Treco, que recolheu objetos que os moradores queriam descartar.

Deixe seu comentário:

+ Franco da Rocha

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,