Caieiras
2 semanas atrás

Prefeitura recebe presidentes de grêmio estudantil das Escolas Municipais de Caieiras

Prefeitura recebe presidentes de grêmio estudantil das Escolas Municipais de Caieiras

No dia 30 de agosto, os alunos dos novos grêmios estudantil das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Caieiras realizaram uma reunião com representantes do Poder Executivo para apresentar suas demandas de acordo com a necessidade de cada unidade.

Foram eleitos 10 representantes recentemente, são eles: Maria Eduarda Cardoso Marques, da Chapa Unidos do 5º ano da escola Aurora Rodrigues de Moraes; Paulo Sérgio Alves dos Santos, da Chapa Geração Bayerlein, da escola Carlos Bayerlein; Laura Gerardi Duarte, da Chapa Aqui Agora, da escola Gino Dártora; Nicolas Novaes Vidal Alves, da Chapa Protagonismo Infanto Juvenil, do Joaquim Osório; Victor Hugo Oliveira Costa, da Chapa Poder Educativo, da Lourides Dell Porto; Ana Beatriz Takahashe da Silva, da Chapa Guardiões do Zovaro, da EMEF Luiz Zovaro; Kaio Augusto Costa, da Chapa Super Ação Estudantil, da EMEF Manoel Hurtado; Cesar Prates Carbajo, da Chapa Inovação Escolar, da escola Mar ina Vieira Bayerlein; Kauan Nascimento dos Santos, da Chapa Defensores da Educação, da EMEB Nahyr Mendes Winesky e Arthur Miguel da Silva Trudes, da Chapa O bem elétrico, da EMEF Nayara Rodrigues Dias.

Dentre as propostas expostas por eles, estão: cobertura das quadras de esportes que ainda não têm essa estrutura, possibilitando que utilizem esse espaço até em dias chuvosos, realizar mais parcerias culturais para que tenham a oportunidade de frequentar teatros, planetários, museus, entre outros; implantação ou construção de bibliotecas e salas de informática, de forma que durante o ano letivo ou em período de férias, ocorram gincanas educativas, com competições saudáveis interclasses e entre as escolas, além de olimpíadas, como de matemática, para que possam treinar e aprimorar seus conhecimentos, entre outras propostas que serão estudadas.

Os próprios alunos das chapas, de acordo com seu grupo, que conta inclusive com tesoureiro e departamento de comunicação, irão se organizar para poder passar de sala em sala para fomentar ações que eles mesmos promoverão, trazendo assuntos de seu dia a dia, como o bullying, os cuidados com os patrimônios públicos, o respeito com o próximo, entre outros. Irão montar também uma horta, para que eles mesmos cultivem e consumam os frutos que plantaram na hora do almoço ou intervalo.

Foi realizado o pedido também para implantar uma comunicação entre os próprios alunos, pais e até mesmo com os munícipes, sobre os assuntos que estão sendo abordados e também projetos realizados em cada escola, escritos por eles próprios. Tal proposta seria viabilizada através de uma parceria com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, de forma a divulgar as ações idealizadas pelos Grêmios Estudantis.

Quanto aos brinquedos dos parquinhos, foi sugerido a instalação de equipamentos que não ofereçam riscos, garantindo mais segurança aos alunos.

Outra ideia proposta pelos representantes dos Grêmios é a criação de um grupo de monitoramento com aula de reforço, em que eles mesmo serão os “professores”, já que a forma de se comunicarem pode facilitar e promover melhor entendimento da matéria e também incentivar a ter um ótimo desempenho.

A regulamentação do empréstimo de livros, de forma consciente e sem danificar o produto também foi abordada, de forma que todos sigam um termo rígido de responsabilidade, de forma que os pais também terão ciência.

“Iniciativas como essa demonstram o quanto as crianças se preocupam com seus espaços diários e com os demais, pensando numa melhor forma de deixá-los mais aconchegantes”, destacou o Chefe do Executivo.

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?