#prestatenção

#prestatenção
Publicado por Wagner "Aleluia" Bastos no dia 15/10/2014 em Cotidiano

Quem hoje, pelo menos nos grandes centros urbanos, anda tranquilo pelas ruas?
Quem pode se sentir seguro, mesmo dentro de casa? Pensando nisso busquei algumas dicas de segurança para repartir com você. Provavelmente você já conheça boa parte delas, o assunto é amplamente divulgado na mídia, mas não custa repetir.

Segurança em casa:

Mantenha o portão sempre trancado; peça identificação de prestadores de serviço (água, luz, telefone, etc), na dúvida ligue para a prestadora e confirme se a pessoa é mesmo funcionário; cuidado com entrega de flores, pizza, e outros serviços ou produtos que você não pediu; vai viajar? Interrompa a entrega de jornais/revistas nesse período, não deixe qualquer luz acesa durante a ausência, avise um vizinho DE SUA CONFIANÇA e peça para que ele chame a polícia se notar qualquer coisa suspeita que venha a ocorrer em sua casa; quando puder instale porteiro eletrônico com câmera e alarme; vai contratar um empregado ou fazer uma obra? Solicite antes o atestado de antecedentes criminais e/ou referência.

Segurança ao andar na rua:

Mantenha a bolsa na parte da frente do corpo; ande próximo ao meio-fio (isso evita você ser encurralado no muro); evite lugares sabidamente perigosos; se achar que está sendo seguido, entre em algum lugar movimentado (loja, supermercado, estação, etc) e peça ajuda; mantenha-se atento ao falar ao celular.

Segurança no transporte coletivo:

Sente-se, se você conseguir esse milagre, no lado do corredor, pois facilita a saída em caso de alguém de importunar; no ônibus, mantenha-se próximo ao cobrador, mas ao lado oposto, pois em caso de roubo ao coletivo você não estará na linha de tiro do assaltante; e tenha especial atenção ao sair do coletivo, mantenha sempre a bolsa sempre na sua frente.

Segurança ao conduzir veículos:

Verifique movimentos suspeitos de pessoas ou veículos antes de estacionar (se necessário passe de seu destino e retorne após algum tempo); tente não parar em locais ermos (sem movimento), mesmo com pneu furado, pedrada no carro, etc; e, IMPORTANTE: quando for viajar não esqueça de ter o número do telefone de emergência da concessionária, você paga pedágio e tem o direito de ser atendido; se for dar carona faça apenas á pessoas conhecidas e NUNCA aceite carona de desconhecidos; tente não discutir no trânsito; a noite, ao aproximar-se de semáforo no vermelho, diminua a marcha, se possível até que o sinal passe para o verde; procure não parar no lado esquerdo da via e principalmente ser o primeiro a parar, esse é o lugar em que ocorre o maior número de roubos; confira antes de sair se tem combustível suficiente no veículo, evite “pane seca”.

E não NUNCA reaja em caso de roubo, pode custar a sua vida ou de alguém que esteja com você; tente manter a calma, muitas vezes o delinquente está drogado e/ou alcoolizado. Em qualquer emergência solicite uma viatura policial, ligue 190 (Polícia Militar) ou 153 (Guarda Civil), colabore para sua própria segurança e #prestatenção.


Foto: Josh Kenzer (CC BY-NC-SA 2.0)

Deixe seu comentário:

Wagner

Wagner "Aleluia" Bastos

Formado em administração de empresas, trabalhou por mais de dez anos na área de recursos humanos e, há treze anos, é funcionário público estadual.

Veja mais publicações de Wagner "Aleluia" Bastos

+ Cotidiano

Tags:, , , , , , , , ,