Provas do Enem serão dias 5 e 6 caso não haja surpresa

Provas do Enem serão dias 5 e 6 caso não haja surpresa
Publicado por Bianca Ludymila Peres no dia 04/11/2016 em Educação

Mais de 8,6 milhões de candidatos farão o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, neste sábado, 5, e domingo, 6, em todo Brasil. Na região, que compreende as cidades de Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato, 17.503 pessoas se inscreveram para realizar a prova, segundo informações do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Até quinta-feira, 3, o Ministério da Educação tinha anunciado que a prova seria adiada para 191 mil candidatos de 18 Estados e do Distrito Federal, devido à ocupação escolar. Mas existia a possibilidade do exame ser cancelado em sua totalidade. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal do Ceará que entrou com uma ação civil pública para suspender o exame. O MEC afirmou que já acionou a AGU, Advocacia Geral da União, para derrubar a ação na Justiça. Uma decisão deverá ser divulgada na sexta-feira, 4, e dependendo do resultado as provas poderão ser adiadas para todos os inscritos.

Este ano, a segurança terá grande atenção e pela primeira vez haverá coleta de dado biométrico dos participantes, além disso, até mesmo os lanches dos candidatos serão vistoriados. O esquema conta ainda com detectores de metais e envelopes porta-objetos, onde os candidatos deverão colocar os pertences como celulares, objetos eletrônicos e outros que possam comprometer a lisura das provas. O envelope deverá ser lacrado e colocado embaixo da carteira. Candidatos que postarem fotos ou mensagens dentro dos locais de prova serão desclassificados.

Nos dois dias de prova, os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, no horário de Brasília. Os estudantes devem ficar atentos ao horário de verão e verificar na localidade onde moram a hora exata do exame. As provas começarão a ser aplicadas às 13h30.

No primeiro dia, serão realizadas as provas de ciências humanas e de ciências da natureza, com duração de quatro horas e meia.

No segundo dia, os participantes terão cinco horas e meia para resolver questões de linguagens e códigos, redação e matemática.

A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sisu, Sistema de Seleção Unificada; bolsas na educação superior privada pelo ProUni, Programa Universidade para Todos, além de ser requisito para receber o benefício do Fies, Fundo de Financiamento Estudantil. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

Atualização

Na noite de quinta-feira, 3, uma decisão liminar da Justiça Federal no Ceará garantiu a realização do Enem neste sábado, 5, e domingo, 6, para cerca de 8,5 milhões de participantes.

O MPF-CE havia solicitado, na quarta, 2, a suspensão da prova em todo país, após o MEC, Ministério da Educação, decidir adiar a prova para 191 mil participantes que fariam o teste em escolas ocupadas em protestos contra a reforma do ensino médio e contra a PEC do teto dos gastos. Os afetados farão a prova em 3 e 4 de dezembro.

Fonte: Regional News

Deixe seu comentário:

+ Educação

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , ,