Quem foi Franco da Rocha?

Quem foi Franco da Rocha?
Publicado por Redação Franco Notícias no dia 07/05/2015 em Franco da Rocha

Grande parte da população de Franco da Rocha, estimada em mais de 130 mil habitantes, desconhece a história da cidade, como por exemplo, você sabe quem foi Franco da Rocha, o homem que emprestou seu nome para a “Cidade Ciência e Ternura”.

Doutor Francisco Franco da Rocha, a serviço do Governo do Estado, foi designado para administrar o maior Hospital Psiquiátrico da Brasil e da América Latina em 1896.

O Juqueri buscava desenvolver a parcela sadia da vida dos pacientes, por meio de condições favoráveis materiais, sociais, psíquicas e morais de acolhimento. Franco da Rocha se manteve ligado ao desenvolvimento da psiquiatria européia, e assim, conheceu as ideias freudiana.

Nascido em Amparo no dia 23 de agosto de 1864, Francisco Franco da Rocha morreu no dia 8 de novembro de 1933. O médico foi um dos pioneiros do uso de técnicas modernas no tratamento de doenças mentais no Brasil.

Em 1934, o município de Parnaíba (atual Santana de Parnaíba) perdeu, para Juquery, algumas terras que faziam divisa pelo rio Juquery-Guaçu, ao lado da estação ferroviária. Estas terras, que incluíam também todas as instalações da Companhia Melhoramentos em Caieiras, formaram, juntamente com a área desenvolvida em torno da estação ferroviária, o distrito de Franco da Rocha, incorporado a Juquery.

Franco da Rocha foi elevado a distrito do município de Mairiporã, em 21 de setembro de 1934, e em 30 de novembro de 1944. O distrito tornou-se município em 1944, quando se emancipou de Juquery, na época já chamado de Mairiporã.

Doutor Francisco Franco da Rocha

Doutor Francisco Franco da Rocha

Nota: O quadro da imagem representa o Doutor Francisco Franco da Rocha e está localizado na Prefeitura de Franco da Rocha.

Deixe seu comentário:

+ Franco da Rocha

Tags:, , , , , , , ,