Esportes
3 anos atrás

Quinta-feira também será feriado no Rio para passagem da tocha olímpica

RIO – Devido à passagem da tocha olímpica na quinta-feira no Rio, Eduardo Paes anunciou feriado na cidade, conforme adiantou o colunista Ancelmo Gois. Com isso, serão quatro feriados durante os Jogos: dias 4, 5, 18 e 22 de agosto. De acordo com o prefeito, a medida tomada após a constatação de que as faixas olímpicas geraram muitos transtornos ao tráfego, principalmente nas linhas Amarela e Vermelha.

Tocha olímpica chega ao Rio na quinta-feira
Tocha olímpica chega ao Rio na quinta-feira

— Desde ontem, temos visto que a cidade está muito cheia. Vimos que as faixas olímpicas estão funcionando e geraram muitos transtornos. Essa semana é de treinamento, mas não estava no roteiro um dia especial. Então tomei a decisão de decretar o feriado. Será um feriado municipal, com o comércio permanecendo aberto. Me desculpe por mais um feriado, mas é uma medida de contingência — disse Paes.

Para facilitar a mobilidade pela cidade, além de decretar os feriados, a prefeitura do Rio disponibilizou um sistema de consulta no site http://www.cidadeolimpica.rio, em que já é possível verificar, em cada dia e região olímpica da cidade, as mudanças de sentido das vias, interdições e proibições de estacionamento.

Além da próxima quinta-feira, os feriados municipais serão no dia da abertura, uma sexta-feira; no dia da prova de triatlo (quinta-feira) e um dia após o evento, uma segunda-feira, quando cerca de 100 mil pessoas deverão deixar o Rio. Além disso, escolas e diversas empresas marcaram férias para o período dos Jogos para facilitar o tráfego.

Uma lei aprovada em 2015 pela Câmara de Vereadores do Rio dá poderes ao prefeito para que ele decrete novos feriados durante os Jogos, caso haja necessidade. Paes já afirmou que, se precisar, poderá usar o instrumento.

No site www.cidadeolimpica.rio, além de conseguir informações sobre mudanças no trânsito, também há orientações sobre como chegar aos locais de competição com transporte público. O município firmou parceria com o aplicativo Moovit (para celular ou computador) que incluirá o BRT Transolímpica (Deodoro-Recreio) e a Linha 4 do metrô (Barra-Zona Sul. Durante a Olimpíada, os dois modais só serão utilizados nos deslocamentos para as competições.

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?