Roda de conversa com o jornalista Abílio Ferreira, fez franco-rochenses refletir sobre preconceito racial

Roda de conversa com o jornalista Abílio Ferreira, fez franco-rochenses refletir sobre preconceito racial
Publicado por no dia 21/11/2017 em Franco da Rocha

Neste 20 de novembro, data em que é comemorado o dia da Consciência Negra, mais de 60 munícipes tiveram a oportunidade de participar do encontro com o jornalista Abílio Ferreira e de convidadas selecionadas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a produtora cultural e presidente do conselho de políticas culturais de Franco da Rocha, Ana Lúcia Nascimento, a professora e especialista em cultura e história afro-brasileira, Joice Aziza, a assistente social, Flávia Ribeiro e como mediadora do debate a produtora cultural e assistente social Pamella Gabrielle de Lima.

A roda de conversa aconteceu na Câmara Municipal e reuniu grandes histórias, a vontade de um futuro diferente e luta por respeito.

O bate-papo foi iniciado por Pamella Gabrielle, que relembrou os objetivos da Consciência Negra e da identidade da cultura brasileira. “Esse é mais um vinte de novembro que nos encontramos para falar sobre a importância do homem negro, mas devemos fazer mais do que refletir como um espelho, devemos avançar” iniciou.

O jornalista Abílio Ferreira e integrante do movimento da Literatura Negra Brasileira, comentou sobre a influência das mídias e da comunicação, tendo como tema central “As relações étnicos raciais e a sociedade”.

O momento reflexivo, envolveu o público que busca levar o tema além de novembro, por todos os dias do ano, e principalmente que essa luta seja apoiada por todos.

Os espectadores interagiram fazendo perguntas sobre neoliberalismo, apropriação cultural e a relação entre o racismo e o desenvolvimento do capitalismo, todas foram respondidas pelos participantes.

Ao final da reunião ficou claro que a pauta racial sempre deve fazer parte da vida das pessoas e que todos são capazes de fazer a diferença no meio em que vivem, buscando a igualdade.

(Texto e Foto: Gabriella Oliveira)

Deixe seu comentário:

+ Franco da Rocha

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , ,