Caieiras
2 anos atrás

Secretaria da Saúde de Caieiras realizará intensificação da Vacinação da Febre Amarela em Laranjeiras neste sábado

Secretaria da Saúde de Caieiras realizará intensificação da Vacinação da Febre Amarela em Laranjeiras neste sábado

A Secretaria da Saúde de Caieiras, através da Vigilância Epidemiológica, promoverá na Policlínica de Laranjeiras, no dia 23 de setembro (sábado), das 8h às 13h, uma intensificação da vacina da Febre Amarela, para aqueles que ainda não ti veram a oportunidade de se prevenir.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovirus do gênero Flavivírus da família Flaviviridae e a transmissão ocorre em dois ciclos distintos: urbano e silvestre. No ciclo urbano, a infecção ocorre diretamente, a partir da picada do Aedes aegypti, sendo o homem infectado propagador do vírus na população. No ciclo silvestre, os mosquitos são transmissores e reservatórios do vírus e os primatas não humanos (PNH), apenas hospedeiros e amplificadores do vírus. No Estado de São Paulo, os principais vetores transmissores são: Haemagogus e Sabethes.

A doença pode se manifestar desde a forma assintomática até formas mais grave. A letalidade varia de 5 a 10%, mas entre as formas graves e pode chegar a 50%. A utilização da vacina febre amarela é uma das melhores formas de prevenção da doença.

No Brasil, há uma extensa área de recomendação para vacinação contra febre amarela abrangendo 20 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais e parte dos Estados da Bahia, Piauí, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E mais recentemente os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

No Estado de São Paulo, no primeiro semestre de 2017, observou-se a circulação do vírus da febre amarela, em 18 municípios do Estado de São Paulo, sendo 11 na regional de Campinas (Amparo, Bragança Paulista, Campinas, Louveira, Monte Alegre do Sul, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Socorro, Tuiuti e Vinhedo). No entanto, no início de setembro, o Ministério da Saúde declarou o fim do surto de febre amarela no país.

Para mais informações, entrar em contato com a Vigilância pelo telefone (11) 4442-5236.

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?