Franco da Rocha
5 anos atrás

Segunda dose da vacinação contra o HPV já começou em Franco da Rocha

A campanha de vacinação de meninas contra o HPV voltou no dia 1º de setembro para a aplicação da 2ª dose, que vai até o dia 29 de setembro. Franco vacinou cerca 3,4 mil meninas entre 11 e 13 anos em 18 escolas estaduais, 6 escolas municipais, cinco escolas particulares e na APAE.

O Ministério da Saúde passou a ofertar a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) em 10 de março. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, todos os estados conseguiram atingir a meta de cobertura vacinal da primeira dose da vacina. “Estamos lidando com efeito de saúde pública de grande magnitude. As estimativas para este ano é de que ocorram 15 mil novos casos de câncer do colo de útero e cerca de 4,8 mil óbitos. No entanto, a combinação do sucesso na expansão da imunização contra o vírus do HPV, com a forte mobilização dos estados, municípios, escolas públicas e privadas, e dos meios de comunicação, acompanhado da ampliação da estratégia do Papanicolau nas Unidades Básicas de Saúde, conseguiremos reduzir significativamente esse tipo de câncer nos próximos anos no país”, afirmou o ministro em entrevista ao Portal Brasil.

O calendário está seguindo a média de duas escolas por dia. A aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização contra o vírus por 5 anos. A vacinação nas escolas foi o diferencial para o alcance da meta nacional.

Segunda dose da vacinação contra o HPV já começou em Franco da Rocha (foto: divulgação / Prefeitura de Franco da Rocha)
Segunda dose da vacinação contra o HPV já começou em Franco da Rocha (foto: divulgação / Prefeitura de Franco da Rocha)

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?