Séries e filmes reforçam a importância de falar sobre depressão

Séries e filmes reforçam a importância de falar sobre depressão
Publicado por Bianca Ludymila Peres no dia 16/08/2017 em Vida e Saúde

No primeiro semestre de 2016, “13 Reasons Why”, série do Netflix, que gira em torno de uma estudante que se mata após divesas falhas culminantes, chamou ainda mais a atenção para uma doença que atinge cada vez mais brasileiros: a depressão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo maior nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos. Dados de 2015 (os mais recentes da Instituição) mostram que, em 10 anos, houve um crescimento de 18,4% no número de pessoas que sofrem com depressão. O aumento de pessoas afetadas pela doença também faz com que mais pacientes procurem por profissionais especializados. De acordo com pesquisa feita pelo GetNinjas, maior marketplace que conecta clientes a prestadores de serviço da América Latina, de 2014 a 2017 cresceu em 16 vezes a procura por profissionais da área de psicologia.

Atualmente, o aplicativo tem mais de 1.400 psicólogos cadastrados que vêm recebendo cada vez mais solicitações de buscas. Em 2016, o GetNinjas registrou um aumento de 50% nesses pedidos, que predominam nas regiões nordeste, sudeste e centro-oeste. A psicoterapia representa 70% do motivo de busca por esses profissionais.

A depressão afeta cerca de 11,5 milhões de brasileiros hoje. O transtorno de ansiedade é um dos principais gatilhos para a difusão da doença. Ainda segundo a OMS, o número de pessoas com este problema era de 264 milhões em 2015. O Brasil é recordista mundial neste quesito. Cerca de 18,6 milhões de brasileiros sofrem com transtornos de ansiedade.

Séries e filmes reforçam a importância de falar sobre depressão

Séries e filmes reforçam a importância de falar sobre depressão

Texto enviado pela equipe de divulgação do app GetNinjas, disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas (www.getninjas.com.br) é o maior aplicativo para contratação de serviços da América Latina. Em 2017, foi eleito pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Atualmente, possui mais de 200 tipos de serviços disponíveis, entre eles estão profissionais das áreas de reformas, moda e beleza, assistência técnica, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros. A empresa, que recebeu R$ 47 milhões de aporte de fundos como Monashees, Kaszek e Tiger Group, já está presente em mais de 3 mil cidades do Brasil, recebe cerca de 2 milhões de buscas por serviços ao ano, e conta com mais de 250 mil profissionais cadastrados. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.

Deixe seu comentário:

+ Vida e Saúde

Tags:, , , , , , ,