Sessão solene aos 72 anos de Franco da Rocha ocorrerá dia 29, às 7 da noite

Publicado por Redação Franco Notícias no dia 17/11/2016 em Franco da Rocha

Com direito à entrega de títulos e diplomas em honra ao mérito às personalidades, acontece na terça-feira, 29 de novembro, às 19h, nas dependências da sede do Poder Legislativo, a sessão solene celebrando os 72 anos desde a emancipação político-administrativa da cidade de Franco da Rocha, ocorrida aos 30 de novembro de 1944.

Sessão solene aos 72 anos de Franco da Rocha ocorrerá dia 29, às 7 da noite

Sessão solene aos 72 anos de Franco da Rocha ocorrerá dia 29, às 7 da noite

De acordo com o vereador e atual presidente da Casa de Leis, Toninho Lopes (PSD), “anteciparemos a sessão para beneficiar o dia 30 quando inúmeras atividades estão sendo programadas pela Prefeitura, incluindo shows, eventos e inaugurações de obras em diversas localidades e horários. Com a antecipação, o ‘dia da cidade’ fica totalmente disponível às festividades”, justificou.

Contrariando práticas anteriores onde se via verdadeira distribuição de homenagens, vereadores decidiram valorizar o gesto que é prerrogativa única e exclusiva aos membros do parlamento. Serão concedidas oito láureas; cinco títulos (George Santos e Eric Valini – dois e um por intermédio do vereador Valdir da Santa Casa) além de três diplomas de mérito legislativos (Neiva Hernandez – dois e outro por iniciativa do vereador Valdir da Santa Casa).

HISTÓRIA

Recorrente, a história afirma que o italiano Fileteo Beneducci comprou terras na esperança de garimpar ouro onde se localizava a Quarta Colônia. Sem encontrar o precioso minério em elevada quantidade, optou por vender britas (pedras) que escoava pela histórica Estrada de Ferro Santos a Jundiaí.

A cidade surgiu como centro de desenvolvimento no entorno da então estação ferroviária Juquery, inaugurada em 1 de fevereiro de 1888, que anos antes, funcionava como uma parada provisória. A inauguração do Complexo Hospitalar Juqueri (1898) se responsabilizaria pelo crescimento local que de distrito se tornaria município aos 30 de novembro de 1944, emancipando-se de Juquery, na época já chamado Mairiporã.

– Célio Campos

Deixe seu comentário:

+ Franco da Rocha

Tags:, , , , , , , , , , ,