Curiosidades
5 anos atrás

Smilingüido, conheça a historia deste amiguinho!

Smilingüido, conheça a historia deste amiguinho!

Nasceu no coração de alguns jovens o sonho de comunicar o amor de Deus de uma forma alegre e criativa. Nesse grupo havia uma desenhista: Márcia D´Haese, que desenhava uma formiguinha para ilustrar seus cadernos; havia também um jovem com talento para escrever: Carlos Tadeu, e muitos outros que se dispuseram a ajudar na criação das primeiras histórias.

O primeiro nome dado à formiguinha foi Zecão, isso na década de 80, mas logo o grupo achou o nome muito pesado para um ser tão pequeno e frágil, sugeriram então o nome de Smilingüido, por ser pequeno e frágil.

“… Porque o poder de Deus se aperfeiçoa na nossa fraqueza.”

De lá para cá muitos eventos importantes aconteceram como a incorporação deste ministério pela Editora Luz e Vida (1989). Desde então todos os produtos criados estão sob orientação da Editora. É muito representado em figurinhas impressas em papel.

Apesar de trinta anos terem se passado, todas as pessoas que participam da criação do personagem e distribuição de seus produtos (mais de 150, hoje) estão comprometidas com a fé cristã e procuram dedicar suas vidas à missão de aproximar pessoas a Deus.

Embora Deus não faça nada desmilingüido, pequeno, fraco, foi o Senhor Jesus mesmo que chamou Saulo de Tarso e mudou seu nome para Paulo (pequeno), usando este mesmo homem para ser bênção para muitos (Atos 9), e escritos por ele temos boa parte dos livros do Novo Testamento.

O Smilingüido representa a fragilidade do homem, ele nos lembra que o homem sem Deus nada pode fazer. (… sem mim nada podeis, disse Jesus. Jo. 15.5)

Essa figura simpática, o Smilingüido é claramente, desde sua criação transmitir uma mensagem cristã baseada na Bíblia. Dessa forma, o perfil do personagem se inspira em episódios bíblicos, como o de Saulo de Tarso que teve seu nome mudado para Paulo (pequeno) a despeito da grande obra que faria. Da mesma forma, o Smilingüido representa a fragilidade do homem, ele nos lembra que o homem sem Deus nada pode fazer.

Para cuidar bem do personagem a equipe de criação, produção e distribuição do personagem é composta necessariamente por pessoas comprometidas à fé cristã e que acreditam poder dedicar suas vidas à missão de aproximar pessoas a Deus.

Veja o vídeo: " title="O Mundo que Deus Criou!" target="_blank">O mundo que Deus criou!

Embora a temática cristã que o torna relativamente restrito no mercado, Smilingüido tornou-se popular o suficiente para ver seus produtos se tornarem alvo de pirataria, a ponto da editora que o produz sentir a necessidade de lançar uma iniciativa para combater o despejo de produtos ilegais com a marca no mercado. No site do personagem, uma seção encoraja as crianças a responderem perguntas que irão ensiná-las a identificar produtos falsificados.

PERSONAGENS

SMILINGUIDO – Amigo do Senhor Criador, conversa e mantém um relacionamento aberto com Ele. É amoroso, interessado, esforçado, participativo e conciliador. Procura resolver conflitos de maneira pacífica e teme magoar os amigos.

Smilinguido turma

Piriá O melhor amigo do Smilinguido é uma formiga que veio do sul da floresta, tem um sotaque sulista, mais especificamente de Santa Catarina. Piriá é intempestivo e pensa muito em si. Chega a ser imprudente em seus ímpetos, mas não mal-intencionado. Convive com seus defeitos e não se preocupa com eles. Entretanto, quase sempre reconhece suas mancadas diante do amor do Criador.

Faniquita é espoleta, escandalosa, ansiosa e impaciente. Gosta de homenagens, é muito animada e seu sonho é, um dia, ser rainha. Ela também é a maior fã da rainha Formosa.

Pildas é amigo, destemido, simplese criativo. É desligado, não esquenta a cabeça com problemas. Chega a causar espanto com o seu jeito descansado, mas não recua diante de um desafio. É esportivo, inventa coisas, faz brinquedos. Gosta de farinha de rosca e possui um bornalzinho. Veio do Nordeste e tem sotaque do interior. Parece ter uma queda pela Faniquita.

Forfo é alegre, bonachão, sensível e, às vezes, ingênuo. Gosta muito de gabiri. É companheiro, um grande amigo que está sempre pronto a ajudar.

Talento e Tolero irmãos gêmeos, são lentos, simétricos e espelhados. Não são bobos, só lentos. Nunca se apressam e estão sempre sorridentes. Quando um diz: “vai chover”, o outro repete: “é, chover”. São pacientes, tolerantes, calmos e tranquilos.

Rainha Formosa é a autoridade do formigueiro das formigamigas. Tem que ser rápida nas decisões e, muitas vezes, pede conselhos ao mestre Formisã para estar segura delas. Juntos consultam o Livro da Vida, que foi dado pelo Senhor Criador para transmitir valores de justiça e amor. Ela entende que deve servir ao formigueiro, e não apenas morar nele.

Taploft é o intelectual da turma. Inteligente, estudioso, gosta de ler e fazer pesquisas. Ele se identifica com o mestre Formisã e seu sonho é ser ministro da rainha.

Flau está sempre na moda, é vaidosa e gosta de ser o centro das atenções. Anda com ar de superioridade e é teimosa. Ainda não conhece muito bem o Senhor Criador, mas está aprendendo, através do Livro da Vida e dos amigos do formigueiro.

Formisã, o sábio oriental, é conselheiro da rainha e professor dos pequenos. Tem uma maneira toda especial de ensinar, fazendo com que seus alunos vivenciem experiências, tirem suas próprias conclusões, e não apenas aprendam intelectualmente. Formisã sabe ver além das aparências e discerni se o que parece bom, é bom de fato. Ele sabe separar o mal do bem e tem no Senhor Criador o bem absoluto.

Formidável é o mensageiro da rainha Formosa. Ele é todo atrapalhado, pois essa grande responsábilidade de informar corretamente o deixa tão nervoso, que ele acaba fazendo uma verdadeira salada de “letras”… Mas com a ajuda do Senhor Criador, ele sempre acaba dando conta do recado.

Forfete é a mais nova integrante da turma. è amiga de todos, mas se identifica mais com o Forfo. Assim como ele, é alegre e divertida mas, ao contrário dele, não é comilona. Seu interesse está na jardinagem; gosta de cultivar flores e cuidar das plantas. Cuida também de si; está sempre arrumada, pois é vaidosa e se aceita como é.

acesse o Site da turminha clicando aqui!


Fotos: Tatiana Santiago e Ester Teles.

Franco Notícias

O Franco Notícias é seu jornal online de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, mairiporã, Jundiaí e região, além de conteúdos de saúde, economia, educação, esportes e entretenimento.

Vamos Bater um Papo?